Buritama está entre as melhores cidades em saneamento básico do Brasil, segundo estudo divulgado ontem (13), pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). No município o serviço é coordenado pelo SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente). Araçatuba, Barbosa, Birigui, Bilac e Ilha Solteira também foram citadas na pesquisa.
O estudo avaliou o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quinto indicador apresenta o percentual de resíduos sólidos destinados adequadamente. A pontuação máxima chega a 500 pontos, quando o município atinge pontuação máxima nos cinco quesitos.
De acordo com o estudo, Buritama obteve 498,56. Em relação ao abastecimento de água a pontuação foi de 99,92, coleta de esgoto também atingiu 99,92, a pesquisa registou 98,72 para coleta de resíduos sólidos e tratamento de esgoto e destinação adequada de resíduos sólidos alcançou pontuação máxima (100%).
Os municípios foram inseridos em quatro categorias, com base na pontuação total – até 500 pontos – montante obtido na soma de cada segmento. As categorias são: rumo à universalização, onde está Buritama; compromisso com a universalização (de 450 a 489 pontos); empenho para universalização (200 a 449 pontos); o último tópico é primeiro passos para a universalização (abaixo de 200 pontos). Entraram no ranking 1.894 cidades que disponibilizaram informações ao SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) para cálculo dos indicadores.
De acordo com o diretor da autarquia, João Fermino Falleiros, o SAAEMB tem realizado melhorias no setor de água, esgoto e nas elevatórias. “Em 2017 fomos contemplados pelo comitê de Bacias – Fehidro – em dois projetos que visam melhorias nas elevatórias do município, uma instalada no almoxarifado e a outra na rua Rubião Junior”, explicou.
Este ano, segundo Falleiros, foi criado um projeto para melhorar o abastecimento de água. “Será realizado um plano para evitar e combater perdas de água, onde será mapeada toda a rede e distribuição de água do município, além de ser criada uma base geoprocessada do cadastramento da rede e no plano também conterá metas para alcançarmos as melhorias necessárias no setor como trocas de painéis elétricos, interligações de redes, instalações de registros, diminuição de consumo de energia elétrica, entre outras, suas necessidades e prazos para execução”, concluiu o diretor.
Falleiros citou também que o município possui loteamentos afastados da sede. “Por possuir fossas, não conseguiu alcançar 100% na sua nota relacionada ao tratamento do esgoto, porém, já estão sendo implantados nos novos loteamentos, sistemas de coletas coletivas e até mesmo sistemas compactos de tratamento do esgoto do loteamento”, sintetizou.
Para ele o objetivo fundamental do SAAEMB é assegurar um acesso à água potável de qualidade e quantidade suficientes, esgotamento sanitário (coleta, tratamento e destinação final), gestão de resíduos sólidos urbanos (coleta, tratamento e disposição final), além do adequado manejo de águas pluviais urbanas, com o consequente controle de enchentes. “Como uma questão essencialmente de saúde pública, o acesso aos serviços de saneamento básico deve ser tratado como um direito do cidadão, fundamental para a melhoria de sua qualidade de vida”, finalizou.
Conforme o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o resultado obtido pelo SAAEMB mostra a eficiência do serviço disponibilizado para a população. “É de extrema importância este resultado, além de oferecer serviço de qualidade para os moradores, a autarquia mostra que o trabalho está sendo feito de forma séria e eficaz, além disso, o objetivo é manter este resultado e corrigir detalhes para atingir a nota máxima e dar mais qualidade de vida para os buritamenses”, encerrou o prefeito Rodrigo.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa