Governo do Município promove primeira audiência pública para Plano Diretor

O Governo do Município realizou ontem (13), no anfiteatro municipal “Elídio Rodrigues”, a primeira audiência pública para revisão do Plano Diretor Participativo. A discussão contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre servidores municipais, vereadores e moradores de Buritama. O estudo deve investigar também aspectos regionais, ambientais, socioeconômicos, socioespacial, infraestrutura, serviços públicos e institucionais.

O documento é um instrumento básico do processo de planejamento para implementação da política de desenvolvimento municipal parar nortear ações do poder público para a expansão urbana, desenvolvimento territorial e planejamento do trabalho para os próximos dez anos. Segundo a arquiteta e diretora do Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, Regina Celia dos Santos Nabhan, a audiência pública foi o primeiro passo entender as necessidades da população.

“Através desta reunião, foi possível entender o quanto a participação da população, empresários, comerciantes, do corpo técnico de trabalho e membros do poder legislativo e judiciário do município, é importante para que todos juntos possam elaborar um novo Plano Diretor municipal prezando pelo desenvolvimento organizado do município e que satisfaça o interesse de todos”, explicou.

Para a diretora, o ponto negativo foi a falta de participação da população na discussão do Plano Diretor. “Infelizmente a população não compreende o quanto é importante sua participação neste processo de rever as principais leis que ordenará o crescimento e desenvolvimento do município para os próximos 10 anos. Muitas vezes, a população reclama por não ser ouvida, contudo, quando tem-se a oportunidade de opinar e participar do desenvolvimento e da história do município, como neste caso, que é a elaboração de um documento tão importante que conduzirá de forma ordenada e planejada o desenvolvimento desta comarca, acaba ficando à mercê do comodismo e deixa de exercer seu papel de cidadão”, comentou.

A arquiteta salientou que é preciso estimular e garantir a participação efetiva da sociedade. “Buritama estará ganhando o principal instrumento orientador da política de desenvolvimento, garantindo a função social da cidade, permitindo a ampliação dos benefícios sociais, reduzindo as desigualdades, garantindo a oferta de serviços e equipamentos urbanos atendendo as exigências fundamentais de ordenamento da cidade, além de propiciar meios para que os governantes busquem ainda mais recursos para diversas áreas do município”, concluiu Regina.