Saúde participa de Encontro Regional para Controle de Escorpiões

O diretor da Divisão de Vigilância Luiz Carlos Dias e o coordenador de campo Vanderlei Barbosa participaram na última sexta-feira, 29 de junho, do Encontro Regional de Controle de Escorpiões, realizado na cidade de Ilha Solteira. Os temas apresentados foram ações de prevenção e controle da fauna sinantrópica.

Segundo Luiz, o escorpião é um animal que se adaptou a viver nas cidades. “Os escorpiões possuem hábitos noturnos e vivem em locais propícios para o surgimento de insetos, tais como baratas, que são seus principais alimentos. O encontro foi muito importante para adquirir novos conhecimentos para a equipe e para o trabalho no município” disse.

O diretor explicou também que o animal pode viver por longos períodos sem comida e água. “Eles ficam escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, rede de esgoto, fossas, entulhos – madeiras, tijolos, telhas, pedras, entre outros. Podem proliferar quando encontram ambientes favoráveis”, complementou.

Ele salientou que o controle por meio de inseticidas ou outros agentes químicos é muito difícil. “Para evitar a sua proliferação é importante combater as baratas, alimento preferido dos escorpiões. Esses animais causam acidentes apenas quando tocados ou comprimidos contra o corpo”, frisou.

Luiz comentou que a espécie Tityus Serrulatus (escorpião amarelo) foi a que mais se adaptou ao meio urbano. “Ele se instala e se prolifera com muita rapidez e de reproduz de forma partenogênese. Assim só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento. Este fenômeno facilita sua dispersão”, encerrou.

Caso o morador encontre escorpião em sua residência é preciso comunicar a Vigilância Sanitária para que uma equipe possa vistoriar, dar orientações e fazer uma busca ativa no bairro. Informações (18) 3691-3782.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Site oficial da prefeitura de Ilha Solteira