Departamento de Saúde realiza campanha de combate às hepatites virais

O Departamento de Saúde de Buritama promove no mês de julho campanha de combate às hepatites virais. O público também poderá fazer os testes de HIV/AIDS e Sífilis. Para fazer o exame não há necessidade de jejum e com uma gotinha de sangue é possível detectar a doença. O resultado é entregue em até 15 minutos.

O objetivo da campanha é ampliar o número de pessoas com conhecimento deste teste disponível gratuitamente na rede municipal de saúde. Os exames contribuem para detectar a doença e auxiliam no desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e cuidado ao enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis.

“Nosso objetivo é alertar e mostrar para as pessoas a importância da prevenção destas doenças. Atividades educativas e orientações são feitas nos postos de saúde e em todas as campanhas de prevenção. O exame é gratuito e disponibilizamos os testes rápidos que são feitos nas próprias unidades e também nos bairros”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia.

A enfermeira explicou que em 2010, a Organização Mundial da Saúde instituiu o Dia Mundial de Luta contra às Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de julho. “As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C”, concluiu.

O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população, entre 15 a 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C. O que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desses, estima-se que quase 700 mil pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.

“Este ano o foco da campanha são moradores acima de 40 anos, bem como aconselhamento para todos, nos casos positivos o paciente é encaminhado para realização de novos exames complementares e tratamento se necessário”, finalizou.

Fique Sabendo

A Aids não tem cura, mas a agilidade no diagnóstico da doença e no início de seu tratamento são determinantes para uma melhor qualidade de vida aos pacientes e podem permitir que ele viva bem e por bom tempo. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Mirlene Cristina de Freitas Garcia, salientou que a meta é ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu estado sorológico.

“Todas as pessoas podem fazer o exame gratuitamente. Caso seja diagnosticado a doença, o tratamento inicia imediatamente e familiares também recebem apoio psicológico”, disse ao acrescentar que é preciso alertar a população para as medidas preventivas contra a doença.

No caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado a Vigilância Epidemiológica, onde será acompanhado pela equipe. O tratamento realizado para os pacientes com HIV/AIDS consiste na ingestão de medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

“O uso contínuo dos antirretrovirais é imprescindível para garantir a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças causadas pela doença”, completou Mirlene Freitas.

Em Buritama, as atividades incluem a intensificação da campanha Fique Sabendo nas duas unidades de saúde, distribuição de preservativos e matérias educativos, orientações na sala de espera e testes realizados em pontos estratégicos da cidade. “Vale ressaltar que o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro, no entanto, o Departamento de Saúde promove a intensificação neste mês de julho e durante toda semana os moradores podem fazer o teste nos postos de saúde”, frisou.

Serviço

Divisão de Vigilância Epidemiológica

Rua: Barão do Rio Branco, 672 – Centro.

Contato: (18) 3691-2080

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa