Buritama participa de curso sobre sustentabilidade na gestão pública

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Luiz Pelegrini, participou nos dias 19 e 20 de julho, em Tupã, do curso de Sustentabilidade na Administração Pública, criado pelo Ministério do Meio Ambiente. A meta é incentivar os gestores públicos a incorporar princípios e critérios socioambientais para garantir a economia de recursos naturais e a redução dos gastos institucionais.

Entre os temas, o público discutiu sobre gestão de resíduos gerados; uso racional dos recursos naturais e bens públicos; construções, reformas e ampliações sustentáveis; qualidade de vida no ambiente de trabalhos; consórcios intermunicipais; projetos ambientais municipais; programa Município VerdeAzul; conselho municipal de meio ambiente e atribuições de gestão ambiental municipal.

Segundo Pelegrini, o objetivo do curso foi capacitar administradores públicos a aplicar medidas voltadas ao princípio da sustentabilidade, como redução no consumo de água, energia elétrica e itens de longo período de reciclagem, como copos de plásticos. A meta também é trabalhar conceitos de reciclagem de lixo.

“O tema que mais despertou a atenção dos participantes foi aquele que tratou de pequenas medidas a serem tomadas no dia a dia dos funcionários, tais como a criação de uma central de impressão por departamento, visando reduzir o consumo de papel, a impressão de documentos em frente e verso, bem como da eliminação de cestos de lixo por funcionário para que todos utilizem os recipientes de lixo reciclável nas unidades municipais”, explicou Pelegrini

 Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, as pequenas medidas poderão ser úteis e contribuirão com o meio ambiente sustentável. “Estaremos implementando medidas simples, mas de grande impacto educacional com relação ao meio ambiente em nossos prédios públicos. Claro que a participação e a conscientização de todos será vital importância para que obtenhamos sucesso na implantação destas medidas”, finalizou.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação