Cultura oferece oficina de música

A oficina “Diversidade Rítmica na América, Seus Instrumentos e Criatividade” está com inscrições abertas até o dia 4 de setembro. Interessados em adquirir conhecimentos e aprender técnicas de música podem se inscrever na atividade, que tem início no dia 4 do próximo mês. O público-alvo para este curso são professores e estudantes de música, pedagogos, apreciadores dos instrumentos de percussão e pessoas com desejo de novos conhecimentos.

O curso acontece no anfiteatro municipal “Elídio Rodrigues”, com Daniel Freitas e Cristiano Pereira da Silva. As aulas são gratuitas e para fazer a inscrição é necessário comparecer à biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi” (praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro), com RG e CPF. Ao todo, são oferecidas 20 vagas, por ordem de inscrição. Podem participar da oficina pessoas acima de 16 anos.

Segundo a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, nesta oficina os músicos e educadores Freitas e Silva abordam a variedade de ritmos existentes no cotidiano, os diversos instrumentos de percussão, noções técnicas, assim como desenvolver e estimular a criatividade dos participantes.

“O município conta com muitos talentos voltadas para a música e a oficina é uma oportunidade para aprender e compreender melhor os conceitos musicais dos instrumentos. A oficina é gratuita e aproxima os moradores de cursos desenvolvidos nos grandes centros do Estado de São Paulo”, explicou Luciene.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail culturaburitama@hotmail.com, ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A capacitação é oferecida pela Oficina Cultural e Poiesis (Organização Social da Cultura). Conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

A Diversidade Rítmica na América, Seus Instrumentos e Criatividade

Coordenação: Daniel Freitas – Cristiano Pereira da Silva

Início: 4/9 a 18/9 – terças – 19h às 21h

Inscrições: 1/8 a 4/9

Seleção: Por ordem de Inscrição

Participação: Inscrição Individual

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Centro Cultural Graciliano Ramos – Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro – Buritama/SP

MINICURRÍCULO – Daniel Freitas é músico profissional há 20 anos, graduado em Educação Musical, educador e professor de bateria e percussão, compositor, músico de estúdio, produtor de eventos culturais e Presidente da ALMA (Associação Livre dos Músicos de Araçatuba). Tem recebido diversas premiações e críticas positivas das mídias especializadas (revistas, sites, jornais, televisão) com seus projetos na área musical. Escreveu um método de bateria com três níveis (básico, intermediário e avançado) e um método de cajón inédito no Brasil “O cajón, suas histórias e seus sons” e que foi lançado pela editora Musical Concept. Também desenvolve pesquisas e escreve artigos sobre a musicoterapia e neurociência.

MINICURRÍCULO – Cristiano Pereira da Silva, de Araçatuba, descobriu sua paixão pela bateria que virou seu passatempo preferido iniciando seus estudos no conservatório Santa Cecília, onde se formou e também lecionou bateria. Estudou no Conservatório Dramático Musical Carlos de Campos em Tatuí onde frequentou os cursos de MPB, jazz, composição e arranjos ministrados pelo professor Mário Campos, e é formado em Educação Musical pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). Atualmente Silva trabalha como Educador Musical no Projeto Guri e faz pós-graduação em Educação Musical. Possui formação endorsee da marca de bateria Gretsch, pratos Soultone, pedais Axis e é integrante do Grupo de Percussão Experimental 12Mãos (endorse Pithy Cajons), grupo reconhecido internacionalmente pela inovação na concepção de peças para Cajón e produção de videoclipes, tendo realizado com este grupo oficinas e participado do renomado Festival Internacional de Cajons e Percussão de Lima, no Peru.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa