A UBS (Unidade Básica de Saúde) Jaime Pinto Cunha estará aberta amanhã, dia 18 de agosto, das 8h às 17h, para o Dia D de vacinação de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e sarampo. A imunização é a única forma de prevenir as doenças que voltaram a ter casos registrados no País.
De acordo com o Departamento de Saúde até o dia 16 foram imunizadas 306 crianças contra a pólio, o que representa 41,52% da cobertura. Já contra o sarampo, 40,84% do público-alvo recebeu a vacinação, corresponde a 301 crianças. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação para registrar a dose.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, a vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde. “Crianças e adultos, entre 1 a 29 anos, a vacina é feita em duas doses. Para pessoas acima de 30 anos, a dose é única”, explicou.
Mirlene comentou que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por vírus. A transmissão é similar a gripe: de pessoa para pessoa, por meio de tosses e secreções. Os sintomas são irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da boca e mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. “Somente com prevenção é possível prevenir a doença. A pólio atinge crianças com menos de 4 anos de idade e pode contaminar adultos”, finalizou Mirlene.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa