“Era uma vez” quer estimular a leitura para crianças de 3 a 5 anos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A tecnologia está ao alcance de todos e tornou-se um atrativo maior para as crianças do que os livros, entretanto, para aguçar o interesse dos alunos de 3 a 5 anos, a Emei (Escola Municipal do Ensino Infantil) Odete Feroldi montou uma biblioteca lúdica para incentivar o desejo pela leitura. “Era uma vez” foi o nome dado ao local que conta com 1,1 mil livros. É possível realizar atividades de leitura individual e coletiva, roda de leitura, dramatização e recontagem das histórias. As ilustrações nas paredes tiveram como inspiração o livro “Os Pingos” da autora Mary França.

A ideia de montar a biblioteca foi da diretora designada Arlene Debora Mendes dos Santos. Ela explicou que a escola possuía um acervo de literatura infantil, mas estavam distribuídos em um ambiente não apropriado para a faixa etária dos alunos. “Comecei a me questionar como tornar este ambiente mais colorido, atrativo e motivador. As histórias fazem parte do universo infantil levando as crianças ao mundo do sonho, da imaginação e assim muitas ideias fluíram para o projeto. Toda a comunidade escolar faz parte deste projeto”, disse.

A leitura, para Debora, oferece muitos benefícios como a melhora da capacidade de concentração, vocabulário e contribui para o desenvolvimento da criança. “Havia realmente a necessidade de um espaço criativo, onde as crianças pudessem viajar no mundo da emoção, ouvindo, contando, recontando histórias, numa divertida aprendizagem, através dos livros”, explicou.

Segundo a diretora designada, muitos esforços foram feitos pelo Governo do Município. “Um trabalho de dedicação, de valorização de muitas formiguinhas, desde a escolha das prateleiras, da temática que seria ilustrada nas paredes, da disposição dos livros, até dos animaizinhos de pelúcia que iriam alegrar o cenário”, comentou ao acrescentar que o mais importante foi ver a expressão de surpresa, alegria e admiração da criançada ao ver a nova biblioteca.

Debora salientou que nos momentos de lazer das crianças, em suas casas, elas se divertem com videogames, computadores, celulares e demais tecnologia. Ela comentou que sem o incentivo da leitura o aprendizado poderia ser prejudicado. “Quando uma criança se acostuma com as histórias, consegue sentir o prazer ao conhecer os livros, de forma que esse hábito passa a fazer parte do dia a dia”, frisou.

A leitura possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo e das pessoas. “A importância da leitura na educação infantil é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, o incentivo da família e da escola é fundamental”, argumentou.

Conforme a diretora designada, o projeto foi criado em parceria com a diretora do Departamento de Educação Vânia Cristina Frazatti Gambera Dias, com o apoio da responsável pela Unidade Básica de Licitações e Contratos Silvinéia Aparecida dos Santos e com o aval do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos. “Temos certeza que a nova biblioteca trará ainda mais vida a nossa escola”, concluiu Debora.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8607,8608,8609,8610,8611,8612,8613″ img_size=”full” title=”Biblioteca”][/vc_column][/vc_row]