Buritama realizou 2ª audiência pública para elaboração do Plano Diretor

O Governo do Município realizou na última quarta-feira (29), no anfiteatro do Centro Cultural, a 2ª audiência pública para elaboração do Plano Diretor de Buritama. O estudo investiga aspectos regionais, ambientais, socioeconômicos, socioespacial, infraestrutura, serviços públicos e institucionais. O documento é um instrumento básico do processo de planejamento para implementação da política de desenvolvimento municipal para nortear ações do poder público para os próximos dez anos.

O Plano Diretor permite a criação de um processo de planejamento para maximizar os benefícios sociais e reduzir a desigualdade social. As ações devem acontecer de maneira coordenada, integrada e articulada, entre o poder público, vereadores e população. Segundo a arquiteta e diretora do Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, Regina Celia dos Santos Nabhan, a audiência pública abre espaço para compreender as necessidades da população.

“O Plano Diretor Municipal é o principal instrumento para orientar a política de desenvolvimento de municípios com mais de 20 mil habitantes e de interesse turístico. A ele cabe, como instrumento legal, cumprir a premissa constitucional da garantia da função social da cidade e da propriedade urbana”, explicou.

Para Aniceta  Feitoza Gomes, a audiência foi importante para discutir temas como infraestrutura e serviços públicos como saúde, educação, segurança e lazer para a população. “Como eu disse (audiência) asfalto para as estradas que dão acesso aos bairros rurais e iluminação nos locais mais escuros”, foram os temas citados para melhorias pela moradora do condomínio Riviera.

De acordo com participante Lívia Rogéria de Andrade Paiva, a audiência oferece ao cidadão a oportunidade de apontar problemas, sugestões e soluções para se ter a curto e longo prazo o crescimento do município. “Muitas vezes, o que eu vejo como um problema, pode não ser um problema para alguém que resida em outro bairro, e a audiência pública é muito importante para que sejam colocados em pauta situações que afetam todos os cidadãos, desta forma apresentem sugestões na tentativa de solucionar e agilizar essa evolução. Trata-se de dar voz direta ao cidadão que pretende colaborar com melhora do município”, comentou.