O meio ambiente corre o risco de sofrer danos irreparáveis em decorrência das inúmeras garrafas pets que vão parar no mar, rios, lagos e matas todos os anos. Este produto leva cerca de 400 anos no processo de decomposição, podendo causar até perda da biodiversidade. Milhares de animais morrem ao redor do mundo quando parte das garrafas são confundidas com comida.
Para combater o descarte inadequado, o Fundo Social de Buritama aderiu ao projeto “Natal Espetacular e Meio Ambiente Feliz”. A cada 10 garrafas pets o participante ganha um cupom para concorrer a uma TV de 40 polegadas. Os produtos deverão ser levados até o dia 23 de novembro no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – (rua Romeu Brito, 745 – Livramento. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-2759). Antes de entregar, o morador precisa limpar e retirar o rótulo das garrafas. O sorteio está previsto para o dia 21 de dezembro, hora e local ainda não foram definidos.
De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o projeto quer ampliar as ações de preservação do meio ambiente, oferecer capacitação e geração de renda para famílias de baixa renda. A meta é envolver crianças, adolescentes, pais e familiares na coleta das garrafas pets. “Com a arrecadação, o Fundo Social promoverá uma capacitação para confecção de enfeites de Natal feitos com produtos recicláveis, o que deve gerar renda às famílias participantes”, explicou.
Segundo Gislaine, o projeto começou com a capacitação das monitoras e seleção de cinco famílias com perfil de atendimento do CRAS. A coleta das garrafas teve início no dia 23 de agosto nas escolas do município. “Os produtos arrecadados por alunos das escolas são entregues no CRAS e tem como incentivo o sorteio de uma TV. A escolha do aparelho tem a condição de buscar envolver pais e familiares no projeto educativo”, contou.
O programa acontece em parceria com o Departamento de Educação. Na sala de aula os professores abordam temas ligados à educação ambiental. A estimativa é que seja retirado da natureza aproximadamente 10 mil pets.
Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água ultrapasse a de peixes. “Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença, como por exemplo, a utilização de produtos recicláveis e a destinação correta dos produtos, ações simples que podem representar uma grande melhora para as futuras gerações”, finalizou.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação