Feijoada é a nova opção criada para a merenda escolar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A merenda escolar pode ser considerada como uma extensão da proposta pedagógica. Em Buritama, as refeições são preparadas na cozinha-piloto e distribuídas para as escolas municipais e estaduais de ensino. Hoje (5), os alunos experimentaram uma nova opção no cardápio: a feijoada. Composta por feijão preto, lombo suíno, calabresa, carne seca, bacon, couve e arroz branco.

A nova opção destinada é uma forma de oferecer feijão, segundo a nutricionista Francis Marta Dorte Rozante. “É um alimento muito nutritivo, além de incentivar o consumo do feijão preto que é tão nutritivo quanto o feijão carioca, porém, o seu consumo não é frequente no nosso cardápio”, explicou.

Francis disse também que o feijão é uma excelente fonte de proteína vegetal e junto com o arroz, oferece uma combinação de aminoácidos essenciais para a saúde. O município oferece atualmente 18 cardápios diferentes para a merenda escolar. “Introduzimos dois novos cardápios como carne suína e a feijoada. Estamos focados em enriquecer os cardápios”, contou.

A nutricionista lembrou que a merenda escolar é importante para a alfabetização dos alunos. “Levando-se em conta que para muitos alunos essa é a única refeição do dia, a alimentação escolar é de suma importância para suprir parte das necessidades nutricionais dos alunos. Outro ponto de grande importância é em relação a formação de hábitos alimentares saudáveis que, quando adquiridos na infância, se consolidam na fase adulta”, comentou.

De acordo com a nutricionista Francis, o aluno bem alimentado e com os nutrientes necessários para sua faixa etária conseguirá obter melhora em seu desenvolvimento intelectual. “Nós estamos fazendo um trabalho sério, com acompanhamento nutricional para oferecermos uma merenda de qualidade para os nossos alunos”, finalizou.

A alimentação escolar é oferecida para cerca de 3 mil alunos, são produzidas em torno de 3,8 mil refeições diárias. Os cardápios são elaborados de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos e obedecem as exigências da Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013.

NOVIDADE

A nova opção na merenda escolar foi aprovada por professores e alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nossa Senhora do Divino Livramento. Hoje (5) foi oferecido para estudantes das escolas municipais e estaduais de ensino o prato feijoada com feijão preto, lombo suíno, calabresa, carne seca, bacon, couve e arroz de acompanhamento.

A aluna Raiara de Oliveira Cruz disse que a merenda estava gostosa. “Estava boa e gostava a comida”. Já Lauani Raíssa dos Santos Gama aprovou a refeição. “Eu gostei. Está aprovada”, comentou. Para Victoria Cristina dos Santos Bassi a comida é saborosa. “Estava muito boa, sempre tem comida gostosa na nossa escola. Outro aluno que enfatizou a qualidade da merenda escolar foi Gabriel Augusto Fazam Wedekim, ao dizer que a comida “estava uma delícia. Gostei bastante e toda comida que tem na escola é boa”, concluiu.

A professora Rosi Franco da Silva ressaltou que a merenda contém uma variedade de legumes. “Eu amei o prato de hoje. Considero a merenda escolar oferecida na escola muito nutritiva”, acrescentou ainda que fosse acrescentado mais frutas no cardápio. A docente Deusa Medeiros Cymbra comentou que a comida é de excelente qualidade. “A alimentação é de extrema importância para as crianças. Parabenizo pela qualidade e o carinho com que é feita”, sugeriu também que outras opções possam ser inseridas para garantir mais nutrientes aos alunos.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8725,8728,8727,8726″ img_size=”full” title=”Feijoada na merenda escolar”][/vc_column][/vc_row]