Peça teatral apresenta a palavra fé e suas vertentes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O espetáculo teatral “A Fé que Acostumou a Falhar” realizou duas sessões nos dias 8 e 9 de setembro, no anfiteatro “Elídio Rodrigues, do Centro Cultural de Buritama. O Núcleo Arcênico de Criações apresentou os caminhos da palavra “fé”, por meio da dança, com ramificações na performance do teatro.

No palco, os atores levaram o público a olhar a temática do espetáculo tirando-os da zona de conforto, além de provocar a plateia a pensar como a fé é apresentada atualmente. O espetáculo questiona a passividade das pessoas diante de tantas barbáries apresentadas no noticiário. Os intérpretes contracenam em uma arena feita de 1,5 mil tijolos de pó de mico. Neste ambiente desenvolvem cenas e coreografias que transitam desde a castração e padronização imposta aos corpos, até sua libertação.

A peça é dirigida por Alexandre Manchini Junior, fundador do núcleo, conta com coreográficas de Luiz Fernando Bongiovanni. Para organizar a atração, os artistas debruçaram sobre as próprias experiências relacionadas ao vocábulo, em um exercício de expor e tratar da fé e não da fé do outro. “Nós, do Núcleo Arcênico de Criações, acreditamos que entre a realidade insistente e as metáforas e análises sociológicas há um lugar tangível às transformações. Em que os debates dão lugar a sensação, fruição e transformação”, informações retiradas do material de divulgação da peça.

De acordo com a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a peça ofereceu ao público a possibilidade para refletir sobre o que significa fé na contemporaneidade. “É importante recebermos peças que nos tiram da zona de conforto. A cultura é para refletir e oferecer novas possibilidades de pensamento. É preciso compreender o quanto a arte pode nos oferecer de aprendizado e quando estamos preparados para receber novas informações”, contou.

O espetáculo foi disponibilizado pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). A atração conta com o apoio do Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

 

 

 [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8804,8805,8806,8807″ img_size=”full” title=”Peça teatral em Buritama”][/vc_column][/vc_row]