Cinema é tema de debate hoje no anfiteatro municipal

O Departamento de Cultura e Turismo realiza hoje (25), às 9h no anfiteatro municipal palestra com o tema “Uma introdução as chachadas”. O debate faz parte do ciclo de palestras oferecido pelo Pontos MIS. O palestrante Leandro Afonso discute o período em que o cinema brasileiro foi ancorado na comédia e no musical em que mais se aproximou de uma indústria. Ontem (24), Bruno Cucio ministrou “O cinema da retomada até os dias de hoje”.

A palestra é gratuita e para fazer a inscrição é necessário comparecer à biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi (praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro), com RG e CPF. São disponibilizadas 40 vagas e podem participar pessoas acima de 14 anos, por ordem de inscrição.

A palestra com Leandro Afonso oferecerá aos participantes conhecimento sobre às chanchadas. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960. Período que englobou alguns dos maiores nomes do século, no cinema nacional, ao mesmo tempo em que costuma ser visto como um momento formado por obras, em sua grande maioria, de baixo valor artístico.

Segundo a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, as palestras são uma grande oportunidade para os interessados em aprender sobre cinema. “Os profissionais são capacitados e tem muito a oferecer ao público, além de ser uma garantia para debater temas importantes da arte cinematográfica”, comentou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail culturaburitama@hotmail.com, ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.  A capacitação é oferecida pelo Pontos Mis, conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

MINICURRÍCULO – Leandro Afonso é graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) e do Instituto de Cinema (InC). Pesquisa mise-en-scène, história do cinema, gêneros cinematográficos, cinema independente, cinema brasileiro e cinema latino-americano. Diretor dos curtas ‘Nunca Mais Vou Filmar’ (2012), ‘Lara’ (2013), ‘Habeas Corpus’ (2014) e ‘Argentina, Me Desculpe’ (2015). Em pós-produção de primeiro longa, ‘Tio Bruno’ (2020).

Texto e foto: Assessoria de Imprensa