Saúde inicia hidroginástica no Ceret

Pessoas a partir dos 20 anos podem se inscrever nas aulas de hidroginástica realizadas todas as quintas-feiras, às 16h, no Ceret (Centro Recreativo e Esportivo dos Trabalhadores). A prática é destinada para pacientes com fibromialgia, artrite e artrose. Os movimentos são simples e ajudam a fortalecer os músculos, queimar calorias e aumentar o condicionamento físico. Os benefícios são para o corpo e para a mente e a meta é atender 60 pacientes. As inscrições são feitas no Departamento de Saúde após laudo médico.

Os exercícios na água diminuem as limitações de locomoção por causa das doenças crônicas, auxiliam na saúde mental e as pessoas passam a envelhecer com saúde. Os benefícios podem ser diagnosticados na melhora do sistema cardiovascular, respiratório e circulação sanguínea, diminui o percentual de gordura no corpo, melhora a postura, relaxamento do corpo e tonificação dos músculos.

A fisioterapeuta Vera Lucia Bruno Trigo e o professor de educação física Anderson Davi Rosa são os responsáveis pelo programa. Segundo Vera, a hidroginástica é uma atividade de intensidade moderada com treinamento aeróbico e alongamento. São feitos exercícios de flexibilidade, tônus-muscular (trata-se de uma tensão leve dos músculos em estado de repouso), respiração, coordenação motora, agilidade e a interação social.

Vera explicou também que a atividade é restrita para pessoas com infecções cutâneas, febre, úlceras cardiopatias aguda, sensibilidade comprovada ao cloro, hipotensão e hipertensão sem controle, alterações renais e esfincterianas e pânico de água.  “O objetivo é contribuir para o condicionamento cardiovascular, fortalecer os músculos e articulações, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Combate o stress, além de contribuir para a prevenção e na melhora da qualidade de vida dos participantes”, disse a fisioterapeuta.

Para o professor Anderson a hidroginástica trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e mobilidade corporal. Ele disse também que a água traz a leveza e a sensação de bem-estar e até diversão e é a mesma água que ajuda a curar lesões e tudo acontece no ritmo dos participantes. “A atividade na água contribui para a melhora do sistema cardiovascular, queima de calorias, ajuda a envelhecer de forma saudável, lhe oferece bem-estar e muita diversão”, finalizou.

A coordenadora do Nasf, Jucélia Conceição de Andrade Cândido, é a responsável pela inclusão dos novos alunos para as aulas de hidroginástica. “A importância deste projeto é oferecer mais atividade física para as pessoas com limitações, desta forma trabalhamos a promoção da saúde e a prevenção de doenças”, salientou.

Informações (18) 3691-1366 e 3691-3541 ou no Departamento Municipal de Saúde localizado na rua Barão do Rio Branco, 676, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O projeto é uma parceria do Departamento de Saúde, por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Departamento de Esportes e Lazer.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa