Professora utiliza desenhos para incentivar o aprendizado

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Todos os dias dentro da sala de aula a professora Karina Igrecias Mendes está pronta para ensinar. O que chama a atenção é o método utilizado durante o aprendizado. Giz coloridos e uma lousa são suas ferramentas de trabalho, em apenas alguns minutos, a alfabetização aparece por meio de desenhos. A docente não se considera uma desenhista, apenas uma professora da infância que deseja ser lembrada por seus alunos como “a tia que desenhava o que sonhávamos”.

Os desenhos em sala de aula surgiram para atender os pedidos das crianças. As representações acompanham o conteúdo pedagógico e as datas comemorativas. A última produção artística retratou o Dia das Bruxas, comemorado ontem, 31 de outubro. Seus alunos têm entre 3 anos a 4 anos e meio e estão matriculados na educação infantil da escola municipal Odete Feroldi.

“Claro que isso é extremamente agradável pra mim e a criatividade das crianças parece não ter limites, por esta ser uma fase onde o lúdico é muito presente, o simples ato de desenhar possui um papel muito importante no desenvolvimento da criança, além de poder revelar a forma como ela enxerga o mundo”, disse ao acrescentar que neste formato é possível chegar até o coração da criançada.

A professora parafraseou uma frase do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe e citou que “Em toda parte só se aprende com quem se ama”. Com este sentimento, ela consegue interagir de forma espontânea com os alunos. Eles participam da escolha dos desenhos e ajudam na produção. Karina comentou que eles opinam, elogiam e até fazem críticas. A arte sendo questionada desde a infância. Ela elencou que durante todos esses anos já recebeu dicas, conselhos e ideias para compor suas aulas.

Entre uma participação e outra, os alunos brincam, contam histórias, dão risadas e desenham. Durante as aulas, a professora ouve alguns pedidos como desenhar um dragão soltando fogo, um dinossauro Rex, uma sereia e um castelo de princesa, um tubarão. A imaginação pega fogo, o aprendizado se torna lúdico e os traços contribuem para garantir o prazer pela educação.

“Sempre tiro proveito desses momentos para a construção da minha prática pedagógica, pois o desenho revela e contribui em vários aspectos, entre eles, a coordenação motora, visão, movimento das mãos, organização dos pensamentos, construção das noções espaciais e até outros aspectos cognitivos, muito importante para a alfabetização. Ao final, fazemos uma grande exposição de arte”, comentou.

Os alunos Rian Felipe Barbosa Santana, David de Almeida Padilha e Paolla Letícia de Oliveira disseram que amam os desenhos da professora. Rian gosta de desenhar pipa e adora colorir suas artes. David adorou fazer um dinossauro e ficou admirado com as bexigas feitas pela docente. A mais tímida entre as crianças, Letícia ama criar gatinhos. “Eu adoro pintar e amo desenhar minha família”, disse a aluna.

Karina explicou que é preciso incentivar a criatividade e compreender a lógica da sua produção. Ela sintetizou que o desenho para a criança é uma cópia fiel da sua realidade e neste ambiente ela inseri seus sentimentos e ideias. Um bom observador poderá entender como sua mente se encontra e contribuir para a sua formação.

“É através dos traços e cores que a criança faz ao desenhar onde é possível visualizar o que ela sente. O ato de desenhar é muito importante de modo que ela trabalhará o seu cognitivo e também poderá se comunicar melhor através deste método tão ingênuo. Sendo está a maneira mais prática de se obter informações”, contou.

A partir do momento que a criança tem acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novas informações, faz novas descobertas e consegue ampliar a sua compreensão de si e do mundo que a cerca. Nesse cenário, entra a contribuição do professor. Karina gosta de trabalhar de forma interdisciplinar.

“Escolho um livro na maioria das vezes, já que a leitura faz parte da nossa rotina em sala de aula, porém até a música, poesia, parlendas, datas comemorativas e simples histórias se transformam em desenhos. Desenham livremente também e sempre cantamos a música que nos inspira enquanto desenhamos”, frisou ao concluir que uma das inspirações é a canção Aquarela do cantor Toquinho.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 01-11-2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9309″ img_size=”full” title=”Desenho em sala de aula”][/vc_column][/vc_row]