O Departamento de Saúde alerta durante o mês de novembro sobre o câncer de próstata. A mudança de comportamento é fundamental para que homens passem a procurar o médico e fazer exames preventivos. Mesmo com a ampliação da divulgação nos meios de comunicação, a procura por consultas médicas é baixa. Homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em fazer o exame, caso o câncer seja detectado no estágio inicial, a chance de cura é de até 90%.
Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das desculpas dadas por homens para evitar a ida ao médico. O procedimento é simples, rápido, indolor e fundamental para identificar no início a doença. O câncer de proposta é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Por ano são diagnosticados aproximadamente 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pela doença.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos Paiva, os homens ainda deixam de fazer os exames preventivos por causa do preconceito. Ele disse que a família pode ser um fator importante para conscientizar o público masculino a procurar um médico. “Novembro Azul é um mês dedicado aos homens e quer mostrar a importância de cuidar da saúde e de fazer exames periódicos”, concluiu.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 06-11-2018