[vc_row][vc_column][vc_column_text]O que significa cuidar do meio ambiente e ainda fazer arte? A resposta foi dada pela professora Selma Maria Monteiro de Melo Munhoz durante a oficina de artesanato oferecido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Participaram da confecção 30 mulheres, divididas em duas turmas, inseridas no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). O objetivo foi criar floreiras em pneus velhos. Foram utilizados tinta spray, TNT e flores e o resultado garante menos lixo no meio ambiente.
A ideia de trabalhar com pneus, segundo Selma, surgiu ao ver objetos descartados irregularmente. Os pneus utilizados foram doados pelo Governo do Município, após substituir nos veículos da frota municipal. Para a professora, o trabalho foi transformar pneus de lixo em luxo. Ela disse que a próxima criação será confeccionar cama para animais de estimação e mesas.
“Este trabalho é muito importante porque as alunas podem ver, além da limpeza para o meio ambiente, também podemos estar transformando algo sem utilidade, que seria lixo ou acúmulo de água. Pra mim é gratificante, porque as alunas são capazes de fazer muitas coisas, além do que elas imaginavam”, explicou Selma.
A professora enfatizou que o trabalho evita que os pneus se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “Pra mim é muito importante tirar ele do meio ambiente e transformar ele em algo alegre, bonito, dando exemplo para que outras pessoas façam isso, ao invés de pegar o pneu e jogar fora, transformar em algo útil para a sociedade”, concluiu.
Conforme a coordenadora do CRAS, Camila Sampaio Stella, os participantes aprendem durante todo o ano novas atividades voltadas ao artesanato, entre elas, pintura, crochê e a modificar peças descartadas em arte. O aprendizado pode ampliar a renda familiar e se tornar uma nova fonte de geração de renda.
“A importância deste trabalho na verdade é para o usuário de nossos serviços, onde aprendem novas técnicas, trabalham a criatividade, conscientizam-se se sobre a reciclagem e preservação do meio ambiente, além de interagirem e se divertirem”, concluiu ao dizer que a oficina é voltada para as pessoas atendidas e referenciadas pelo Centro de Referência.
Informações pelo telefone (18) 3691-2759 ou no prédio do CRAS localizado na rua Romeu Brito, 475, ao lado da escola Odete Feroldi, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Publicação: 13-11-2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9399,9400″ img_size=”full” title=”Arte em pneus”][/vc_column][/vc_row]