Diretor esclarece sobre agendamento e atendimento nas unidades de saúde

O diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, comunica aos moradores de Buritama que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) desenvolvem os programas ESF (Estratégia da Saúde da Família) e consultas agendadas com dia e hora marcada, sendo uma das metas do governo do município. Todos os estabelecimentos municipais do serviço de saúde pública possuem agendas e os funcionários estão devidamente treinados para oferecer esse serviço.

Caso o usuário tenha problemas no atendimento em relação a agenda, é preciso fazer a reclamação na ouvidoria do serviço de saúde do município no próprio local, registrando sua queixa, devidamente assinada, com hora e data da ocorrência nas caixas de ouvidoria das unidades ou pelo telefone 0800 7734515. É importante identificar o nome do servidor público que fez o atendimento, para que suas reclamações ou sugestões retornem como benefícios para todos.

Segundo Edilson, todos os dias as unidades atendem o público pelo agendamento e também disponibiliza de três a quatro vagas diárias por médico para as intercorrências do dia, (são quatro médicos, dois na UBS Nicola Lavechia e dois na UBS Jaime Pinto Cunha). As intercorrências mencionadas são para dor, febre e diarreia, por exemplo. Casos mais graves é necessário ir ao pronto socorro da Santa Casa que funciona 24 horas.

Com os agendamentos das consultas, não há necessidade de madrugar nas portas dos estabelecimentos, com riscos de tomarem chuva ou friagem, fatores que podem agravar ainda mais a saúde de quem busca por atendimento.

Outro ponto citado pelo diretor diz sobre atender parentes de funcionários. Ele citou que todos os cidadãos buritamenses, independente, de quem seja, tem direito ao serviço público, em condições de igualdade. Edilson frisou que o atendimento de qualidade é um compromisso do Governo do Município.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 14-11-2018