Investimentos e estudos devem melhorar as estações de esgoto de Buritama

Os convênios já firmados pelo Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) preveem investimentos de R$ 269 mil em obras de saneamento básico. Na estação elevatória instalada no almoxarifado, a obra já está no seu início. A elevatória foi construída no ano de 1991 e conta com 1,5 mil ligações, atendendo em torno de 6 mil habitantes.

Nos últimos anos não foram feitas melhorais nas estações de esgoto da cidade. O município conta com 06 estações para atender a população de Buritama que gira em 17 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, comentou também que o município realiza estudos na estação elevatória localizada na rua Rubião Junior, saída para a cidade de Lourdes. “O estudo mostrará todas as necessidades de mudanças para a estação. Somente por meio de um levantamento adequado poderemos solicitar recursos novamente para as obras de melhorais, comprovando a necessidade”, declarou.

A elevatória da Rubião Junior, segundo João, não há possibilidade de mudança de local. “Devido a declividade, instalações de rede e bombeamento, o que podemos fazer é tentar amenizar o problema do odor, fazendo uma barreira física com árvores plantadas em volta, além de um melhor condicionamento e processos de bombeamento”, citou o diretor, ao acrescentar que a autarquia já realiza este estudo, com base no convênio de R$ 69 mil liberados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Com o projeto concluído, conforme João, o SAAEMB buscará novos recursos para realizar a obra. “Não conseguimos fazer neste momento a obra com recursos próprios, no entanto, estamos dando prioridade para resolver este problema que o esgoto vem gerando, pois houve um aumento significativo de loteamentos e construções que contribuem com seus esgotos para a elevatória, não sendo realizadas melhorias necessárias nos últimos anos para suportar a demanda populacional”, encerrou Falleiros.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-02-2019