[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Buritama oferece oficina de artesanato para pessoas cadastradas, atendidas e referenciadas nos serviços. O aprendizado pode ajudar a complementar a renda familiar e na melhora da qualidade de vida. As aulas são monitoradas pela artesã Selma Maria Monteiro de Melo Munhoz e este ano a oficina é voltada para a geração de renda.
De acordo com Camila Sampaio Stella, coordenadora do CRAS, as atividades oferecidas atendem os moradores inseridos os grupos Renda Cidadã e Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). “As oficinas ajudam na prevenção e socialização, além do fortalecimento de vínculos, auxiliam na inserção dos participantes no mercado de trabalho e na geração de renda. As oficinas são voltadas para todos os públicos e já constatamos que os trabalhos desenvolvidos ajudam no convívio familiar e social”, comentou Camila.
A coordenadora explicou que o CRAS também realiza palestras para o fortalecimento de vínculos. Além das oficinas são trabalhados nos encontros temas como violência doméstica, pedofilia, saúde da mulher, família e educação dos filhos. “Sempre formamos uma roda de conversa, onde os temas são discutidos em forma de bate-papo e depois participam do artesanato”, disse. Camila explicou também que em todas as atividades os participantes recebem informações, com a finalidade de prevenção de situação de risco.
O artesanato acontece toda segunda-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. “Com as oficinas mais aprimoradas e também trabalhas com a apresentação da embalagem dos trabalhos, também com reciclável, dando vida ao que iria para o lixo”, disse Selma ao salientar que a meta é a geração de renda.
A artesã busca também transformar as aulas em um momento agradável de convívio, novas amizades e fortalecimento de vínculo. “É importante incentivar em cada uma a sua criatividade, estimulando a inspiração, autoconfiança, autoestima, domínio próprio, coordenação motora, ajuda na saúde física-mental, aguça a percepção de detalhes e fortalece o vínculo familiar”, diz.
Selma explicou que este ano os participantes vão trabalhar com massa de biscuit, linhas, tecidos, MDF, vidros e pneus. No ano passado foram confeccionadas toalhas de mão com fuxicos, bordados, flores com rendas, guardanapos com patchwork, porta-guardanapos, cadernos de receitas, peso de portas, guirlanda de natal etc.
Mais informações podem ser obtidas na sede de CRAS, na rua Romeu Brito, 745 – Bairro Livramento ou pelo telefone (18) 3691-2759. O local atende de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 12-02-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10602,10603,10604,10605,10606″ img_size=”full” title=”Oficina de artesanato”][/vc_column][/vc_row]