Curso de gestantes ajuda as mães a se prepararem para chegada dos bebês

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O nascimento de uma criança traz muita alegria para a família, mas no decorrer da gravidez podem surgir dúvidas e inseguranças, principalmente para as mamães. Para auxiliar as mulheres neste momento tão especial, o Fundo Social de Solidariedade realiza um curso de gestantes gratuito que oferece orientações sobre gestação, parto e cuidados com o recém-nascido.

Participam 16 gestantes e o curso conta com uma equipe multidisciplinar apta para esclarecer as principais dúvidas das gravidas. As orientações acontecem nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h, com mulheres no sexto mês de gestação de famílias de baixa renda beneficiárias ou não dos programas de transferência de renda do Programa do Bolsa Família, com prioridade para menores de 18 anos.

Desde que começou, o curso conta com profissionais da rede socioassistencial que falam sobre acolhimento e orientação a mãe gestante, doença sexualmente transmissível, violência contra as crianças, mulheres e idosos, arboviroses (ênfase microcefalia), alimentação na gestação, trabalho de parto e cuidados com o bebê, amamentação, vínculo afetivo, além da entrega do enxoval.

A diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, informou que no final do curso, as mães recebem um kit com banheira, fraldas em tecido e descartáveis, mantinha, toalha de banho, toalha de boca, cueiros, macacão, mijão, boby, meia, escova, pente e uma sacola. Além das palestras, Gislaine disse que as mães vão fazer o ornamento nas fraldas e flanelas com crochê. Este ano acrescentou a mantinha feito de tecido 100% algodão alvejado entrelaçada com fios de lã.

“O objetivo do curso é incentivar e conscientizar o trabalho em rede através das políticas públicas intersetoriais, visando a construção de uma rede de trabalho setorial composta por agentes profissionais multidisciplinares”, disse Gislaine ao concluir que o curso, em especial, trabalha a vulnerabilidade e risco social na proteção social básica. “Ajuda a fortalecer a garantia de direitos na rede socioassistencial, além de proporcionar o auxílio ao nascimento do bebê”, argumentou.

Para a presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, o curso foi pensado para que as mães se sintam seguras e tenham tranquilidade nestes momentos essenciais para a formação do vínculo com seu filho. “Acreditamos no resultado positivo do projeto, em que as gestantes passam a fazer também em suas residências as peças do enxoval, após receberem as instruções para a confecção, enquanto participam das atividades antes do parto”, concluiu.

O próximo curso está previsto para o segundo semestre e deve acontecer entre julho a novembro. Informações (18) 3691-1535 ou no prédio do Fundo Social de Solidariedade localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 15-02-2019

 

 [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10658,10659″ img_size=”full” title=”Curso de gestantes”][/vc_column][/vc_row]