Curso gratuito de Turismo Rural será realizado em Buritama

O curso incentiva os alunos a promoverem o turismo rural, entre os estudos programados estão gestão de empreendimentos, atividades no campo, pontos de venda, hospedagem, alimentação, atendimento, gastronomia etc. O objetivo é promover a cultura típica da região e a capacitação conta com 25 alunos e no decorrer do ano vão participar de atividades teóricas e práticas. Ontem (14) aconteceu a reunião de sensibilização e apresentação do conteúdo programático.

O primeiro módulo acontece em março, nos dias 19, 20, 21 e 22, no anfiteatro municipal ‘Elídio Rodrigues’. Os alunos poderão ampliar o olhar sobre a propriedade rural e ter ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo. O setor é uma modalidade em expansão no Brasil, o turismo rural atrai a atenção de quem deseja sair um pouco da rotina urbana e curtir a calmaria e as belezas que a natureza oferece no campo, além de movimentar a economia da cidade.

De acordo com o instrutor Antônio Carlos Covolan, o turismo rural agrega valor à propriedade. Explicou que o estudo é constituído por uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que as propriedades desenvolvam com segurança a atividade econômica.  “Ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implementar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliado às habilidades e vocações do produtor rural e sua família”, comentou.

O diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, comentou que o resgaste das raízes agrárias e a valorização da paisagem natural cresce atualmente. Segundo ele, é uma tendência do turista que busca almoçar na sombra de uma árvore, apreciar o canto dos pássaros e ter como parte do cenário o rio Tietê. E ainda tem a gastronomia caseira do interior paulista, tudo isso, para Wilton, é um privilégio que pode ser explorado no turismo rural, a partir do aprendizado do curso gratuito disponibilizado no município.

“Buritama é uma típica cidade do interior paulista que pode se tornar mais uma opção para que tem interesse em atividades rurais. O curso é uma ferramenta importante para quem tem interesse em criar algum negócio na área, o que poderá ser uma nova oportunidade de renda”, destacou ao dizer que a cidade se destaca no turismo náutico, de pesca e rural. “Um dos principais atrativos da cidade é a prainha municipal, além dos condomínios de ranchos e o passeio do barco Odisseia, que explora as riquezas do Tietê e também realiza a eclusagem na Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava”, concluiu.

A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Turismo e Casa da Agricultura. Em 2017, a cidade foi contemplada com a Lei do MIT (Município de Interesse Turístico).

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 15-02-2019