Trabalho de combate ao Aedes aegypti é intensificado em Buritama

O Departamento de Saúde começou nessa semana mais uma etapa da intensificação para combater o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. O trabalho ajuda a identificar os bairros mais preocupantes e também onde estão os principais focos do mosquito. Neste período de calor intenso e chuva, os cuidados dentro das casas e nos quintais devem ser redobrados em Buritama.

A ação acontece nas casas dos moradores e conta com a participação dos agentes comunitários de saúde e agentes da Divisão de Vigilâncias. Os moradores precisam ficar atentos aos pneus, vasos de flores, deixar as garrafas viradas para baixo, evitar acúmulo de lixo nos quintais etc. Para auxiliar na limpeza das casas, o Governo do Município irá fornecer caçambas e os moradores poderão eliminar os criadouros do mosquito.

“Vale a pena se reunir em mutirão. A cidade ficará limpa mais rápido. Temos que ser ligeiros, a dengue pode expandir numa velocidade absurda”, declarou o diretor de Saúde, Edilson Carlos Paiva, ao salientar que um mosquito infectado pode transmitir a doença para cerca de 200 pessoas. De acordo com ele, o trabalho visa diminuir o índice de Breteau que ultrapassa os 2%, segundo ele, a meta é reduzir a 0,5%.

Para o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, a prevenção é a melhor forma de combater mosquito. “Não resta dúvida que as campanhas para o combate ao mosquito transmissor da dengue devem passar, obrigatoriamente, pela conscientização da população e não somente com ações de limpeza pelo departamento público”, enfatizou.

ORIENTAÇÕES

Tampar bem a caixa de água;

Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;

Não deixar lixo jogado;

Limpar as calhas de água;

Limpar as piscinas;

Colocar areia nos pratos de plantas;

Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 18-02-2019