Governo do Município promove reunião para apresentar sistema de monitoramento

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Governo do Município realizou na última sexta-feira (22) reunião para apresentar o novo sistema de monitoramento de vídeo conhecido como ‘Detecta que será implantado em Buritama. O objetivo é ampliar a segurança por meio de câmeras nas entradas e saídas da cidade. Todos os dados registrados vão para o banco de dados da Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As informações poderão ser acessadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e devem fornecer dados sobre relação de veículos roubados e furtados, além de identificação de placas de veículos envolvidos em crimes e de foragidos da Justiça. Os dados do sistema só poderão ser visualizados por policiais ou responsáveis pelo planejamento de recursos da Segurança Pública.

O município já está fazendo o levantamento dos equipamentos para serem adquiridos e em breve o convênio deve ser assinado com a SSP. Conhecido como Detecta, o sistema ajuda a solucionar crimes e transmite em tempo real todas as imagens registradas pelas câmeras.

Participaram do encontro o Capitão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Birigui, Carlos Alberto Lourenço Rovina, 1ª Sargento da Polícia Militar – comandante do 8º Grupamento de Polícia de Buritama, Alexandre Mendes e o investigador da Polícia Civil, Ricardo Duarte, além dos servidores municipais.

“O Detecta entrará em operação em Buritama por meio de um convênio entre a SSP e o município de Buritama. “Nossa meta é ajudar a diminuir a criminalidade na região e também controlar as saídas e entradas da cidade. Com o sistema, índices de furtos e roubos podem despencar ainda mais na cidade e que acabar com a sensação de impunidade. Com a adesão ao programa poderemos tornar Buritama uma cidade mais segura para seus moradores e turistas”, enfatizou o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos.

De acordo com Marcos Antonio Zanelli, responsável pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), o município estará instalando esses equipamentos em todas as nove entradas da cidade e em pontos a serem definidos no parque turístico.  “No local serão instaladas câmeras que possuem reconhecimento facial, através de link com a SSP e acesso ao banco de dados da secretaria”, informou ao dizer que as informações são encaminhadas ao sistema integrador dos órgãos envolvidos e ajudará a promover ações coordenadas no município.

O acordo que prevê a criação do programa Detecta foi discutido em São Paulo, no dia 25 de janeiro, contou com a presença dos servidores Stela Regina Cardoso (Convênios) Marcos Antonio Zanelli e Fausto Takashi Watanabe (Centro de Processamento de Dados). A equipe também visitou duas centrais de inteligência ativas em dois municípios do interior paulista.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 25-02-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10747″ img_size=”full” title=”Sistema de monitoramento – Detecta”][/vc_column][/vc_row]