Turismo promove palestra para representantes do Tietê Vivo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo recebeu ontem (13) representantes de 20 municípios para a palestra sobre ‘Sensibilização sobre a formação da Instância de Governança Regional do Tietê Vivo’. Em 2018, o Ministério do Turismo mudou as regras para a inclusão das regiões turísticas no mapa do turismo brasileiro.

Este ano, só serão reconhecidas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, conselhos municipais de turismo ativos e pelo menos um prestador de serviço credenciado no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), além das exigências já previstas na portaria.

Para integrar o mapa, os municípios que compõem as regiões turísticas devem possuir características similares e complementares com base em uma identidade histórica, cultural, econômica ou geográfica em comum. Os municípios precisam ser próximos e comprovar a criação de um órgão com orçamento destinado ao setor.

Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, a atuação regionalizada ajuda no incentivo e a melhoria da qualidade, competividade e sustentabilidade da atividade turística. “A regionalização é um processo importante para consolidação dos atrativos oferecidos pelos municípios e a sensibilização é o primeiro passo para a constituição da governança, além de gerar parceria entre os municípios”, enfatizou o diretor.

Borges comentou também que o processo de regionalização do turismo deve ser visto sob a ótica dos desafios que envolve a integração e a cooperação entre os municípios da região. “É importante compreender as características das cidades próximas e melhorar suas fragilidades locais voltadas ao desenvolvimento turístico, a fim de garantir a organização e a construção de instrumentos para a gestão compartilhada, de forma que as ações ajudam no desenvolvimento da atividade turística regional”, explicou.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas atualmente para investimento. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental também criar um roteiro regional, com isso, as cidades se fortalecem em seu desenvolvimento”, contou o prefeito Rodrigo.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 14-03-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10974,10975″ img_size=”full” title=”Sensibilização”][/vc_column][/vc_row]