Saúde reforça o combate ao mosquito transmissor da dengue

O Departamento de Saúde deu início ao trabalho de reforço no combate à dengue. Desde janeiro, o município realiza a intensificação para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação conta com a participação dos agentes comunitários de saúde e zoonoses. Para evitar uma epidemia, como acontece nas cidades da região, a população precisa deixar o profissional de saúde faz a vistoria na casa.

O município já registrou, até o momento, 17 casos positivos de dengue e 39 negativos. O Departamento de Saúde informou ainda que 22 pessoas aguardam resultado e 35 moradores esperam o prazo para coleta, ao todo, são 113 notificações. Ações de limpeza e orientações são feitas para evitar água acumulada que propicia a proliferação do mosquito, causador da dengue, zika e chikungunya.

“A participação da população no combate ao Aedes aegypti é fundamental para que Buritama não tenha uma epidemia da doença. Mais de 80% dos focos estão dentro dos domicílios, por isso é tão importante os agentes prestarem orientações e esclarecimentos. É importante também que o morador procure uma unidade de saúde caso tenha algum sintoma da dengue. Quando a notificação é registrada, uma equipe realiza um bloqueio e investiga o caso”, disse o diretor de Saúde Edilson Carlos Paiva.

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos pediu a colaboração da comunidade. “É muito importante que a população avalie diariamente sua residência. Se houver algum objeto que irá utilizar e não pode jogar fora, é preciso protegê-lo, para evitar acúmulo de água. O Departamento de Saúde realiza ações em todos os bairros para evitar que o município tenha uma epidemia da doença”, disse o prefeito.

ORIENTAÇÕES

Texto e foto: Assessoria de Imprensa