Assistência Social realiza 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social realizou hoje (21) em parceria com o Conselho Municipal dos Idosos, a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’. O encontro reuniu autoridades, representantes de conselho, do poder público e sociedade civil.

Também foram apresentados os seguintes eixos temáticos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, com os sub-eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; educação: assegurado direitos e emancipação humana; enfretamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O evento contou ainda com apresentação dos temas e debates entre os participantes. Segundo a diretora do DMADS, Gislaine Murakami Rodrigues, o objetivo da conferência é propor, avaliar e efetivar políticas públicas que atendam os direitos fundamentais e necessidades dos idosos em sua realidade local. “O encontro é um espaço de reflexão e debates para discutir propostas que assegurem melhor qualidade de vida e enfrentamento da violência contra pessoa idosa”, disse.

Para a presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, os idosos merecem todo o respeito. Frisou ainda que é preciso desenvolver políticas públicas para o público da melhor idade. “É importante que os participantes aproveitem o debate para propor ações que contribuam para a qualidade de vida da pessoa idosa”, reiterou.

Segundo a coordenadora do Lar dos Velhos de Buritama e responsável pelo Conselho Municipal dos Idosos, Vanir Duarte Perassoli, atualmente o idoso envelhece com pouca qualidade de vida. “Estamos aqui hoje para buscar nas políticas criadas meios para que os idosos tenham uma qualidade de vida melhor e que possamos sair da conferência mais fortalecidos”, ressaltou.

Houve composição da mesa de autoridades, em que participaram o responsável pelo gabinete do Paço Municipal Antonio Romildo dos Santos (representante do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos), primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, diretora municipal do DMADS, Gislaine Murakami Rodrigues, da presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Vanir Duarte Perassoli e do vereador João Luiz Perez Junior.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 21-03-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11085,11086,11087,11088,11089,11090,11091,11092″ img_size=”full” title=”1ª Conferência do Idoso”][/vc_column][/vc_row]