Projeto combate a obesidade infantil nas escolas municipais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O programa de Saúde na Escola combate desde 2015 a obesidade infantil nas escolas municipais de Buritama. Um dos objetivos do projeto é elaborar um levantamento do perfil nutricional e identificação de casos de obesidade em crianças de 3 a 11 anos, ao todo, aproximadamente 1,5 mil alunos foram avaliados.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. A obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Esse fator é extremamente prejudicial à saúde.

Segundo a nutricionista Francis Marta Dorte Rozante, o projeto realiza avaliação antropométrica (peso e altura), além do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Este mecanismo indica a classificação nutricional da criança, considerando peso, altura e idade. “Após conclusão dos dados, deve-se iniciar projetos de educação nutricional, a fim de ensinar aos alunos noções de alimentação saudável e a importância da atividade física”, disse a profissional que faz parte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

O índice de obesidade, de acordo com Francis, varia a cada ano nas escolas. Leva-se em conta a média dos anos avaliados, considerando-se obesidade e sobrepeso, o índice fica em torno de 32%. “Observamos uma queda nesse índice visto que em 2015 estava próximo de 35%”, frisou.

Após catalogar os dados, é feito um trabalho de educação nutricional com ênfase nos resultados obtidos na avaliação antropométrica. Durante este período, acontece palestras sobre saúde, alimentação saudável, atividade física etc. O programa acontece uma vez por ano na rede municipal de ensino. “Em casos mais graves, as crianças são encaminhadas para o NASF para atendimento individualizado”, explicou Francis.

Desde 2017, os pais recebem um informativo contendo o IMC da criança, sua classificação nutricional, e orientações. O material contém informações do diagnóstico e também alerta para três situações: o sobrepeso, obesidade e desnutrição. “Foi criado no NASF um grupo sobre alimentação saudável, onde os pais interessados podem levar seus filhos para realizarem acompanhamento mensal, onde receberão dicas e orientações sobre hábitos alimentares saudáveis”, reiterou.

Com base nos estudos, a nutricionista comentou que além das palestras e grupo de apoio, o programa também realiza modificações na merenda escolar, entre as mudanças, a cozinha-piloto passou a oferecer mais saladas e legumes. “Queremos conscientizar as crianças sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e da atividade física, para que se tornem adultos conscientes”, argumentou Francis.

A nutricionista afirma que é importante se atentar para a alimentação saudável das crianças. “Devemos procurar ingerir alimentos o mais natural possível como no tempo de nossos avós, evitando alimentos processados e ultraprocessados como refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos, embutidos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, pipoca de micro-ondas e alimentos açucarados”, comentou ao concluir que é preciso incentivar as crianças a terem um maior envolvimento no ato de cozinhar, fazer de cinco a seis refeições diárias em horários regulares, evitar o uso de celulares e televisão na hora das refeições e praticar atividade física.

A ação faz parte da resolução nº 2.313, de 26 de julho de 2006 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do PSE (Programa de Saúde na Escola) que é uma parceria entre o Departamento da Saúde e da Educação.

O projeto conta com o apoio dos profissionais do NASF: Jucelia Conceição de Andrade Cândido (assistente social), Vera Lúcia Trigo (fisioterapeuta) e Rafaela Cristina da Silva (farmacêutica) e as estagiárias da cozinha-piloto Mariana Ferrari e Vitória da Silva Rocha (estudantes de nutrição).

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 10-04-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11337,11338″ img_size=”full” title=”Combate a obesidade”][/vc_column][/vc_row]