O Departamento de Saúde orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com escorpiões. Entre as principais medidas preventivas estão manter limpos quintais, terrenos, jardins, sótãos, garagens e depósitos para evitar o acúmulo de folhas secas, lixo, madeiras, entulhos, telhas, tijolos e lenhas.
O escorpião é um aracnídeo terrestre de hábitos noturnos e o seu surgimento é mais comum no período de altas temperaturas. Ele se esconde durante o dia em áreas sombreadas e úmidas, como troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, dormentes de estrada de ferro, lajes de túmulo e se alimentam de baratas, grilos, cupins e aranhas.
Segundo o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, a picada do escorpião é dolorida. Citou ainda que em alguns casos, pode até matar. Para ele, a principal recomendação é a limpeza, fator que pode diminuir o risco de acidentes dentro de casa. “Em caso de picada, o indivíduo precisa procurar urgentemente a unidade de saúde para dar início ao tratamento”, concluiu Dias.
Tire suas dúvidas
Os escorpiões atacam as pessoas?
Não. Os escorpiões apenas se defendem. Só ferroam quando incomodados ou tocados, ou seja, quando tocamos parte do nosso corpo no corpo deles.
Há pessoas mais vulneráveis ao veneno do escorpião?
São as crianças e os idosos por terem uma menor resistência imunológica.
Quais cuidados devemos ter na zona rural?
Tomar cuidado com os barrancos, cupinzeiros, troncos de árvores podres e principalmente com fossas sépticas. Sempre quando capinar e, em outros trabalhos mais pesados, usar botas e luvas.
Se eu encontrar um escorpião em casa significa que vou encontrar outros?
Provável que sim, mas não obrigatoriamente, pois eles nem sempre vivem em grupos. São animais solitários, porém, olho vivo não podemos dar chance pro azar.
Onde os escorpiões mais se proliferam?
Em todos tipos de esgoto. Nos resíduos de materiais de construções, telhas, tijolos, madeiras, pedras, quintais sujos e preferencialmente nos terrenos baldios.
Existe lugares diferenciados onde podem também ser abrigo de escorpiões?
Sim. Atrás de vasos sanitários. Fundo de botijão de gás, frestas de tomadas elétricas e hidráulicas, atrás de quadro e relógio de parede etc.
Como é feito o soro para combater o veneno do escorpião?
R: Injetando o veneno do escorpião em cavalos, esperando alguns dias, em seguida retira uma parte do sangue do cavalo, lá vão estar os anticorpos fabricados por eles, que serão usados na fabricação do soro.
Do que os escorpiões se alimentam?
Por serem carnívoros comem insetos, grilos, aranhas, e outros. Mas o seu prato predileto e a barata. Por isso é importante eliminar os insetos das residências, para que o escorpião volte ao seu habitat natural. É preciso frisar também que o veneno dá uma ‘falsa segurança’ para o morador, mas não elimina o animal.
Quanto tempo a pessoa picada por um escorpião tem para buscar socorro médico?
Nunca brinque com o tempo. Sofreu acidente, procure imediatamente atendimento de saúde mais próximo a sua casa. Somente o médico poderá diagnosticar a gravidade da lesão e receitar o medicamento mais adequado.
Principais dicas de prevenção:
- Manter limpo quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenhas.
- Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
- Manter berços e camas afastados das paredes.
- Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, preferencialmente botas.
- Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas.
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia.
- Usar telas em ralos do chão, pias e tanques.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 12-04-2019