COMDEMA promove atividades sobre lixo reciclável nas escolas municipais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A preservação do meio ambiente, assunto tão comentado nos dias de hoje, é feita de iniciativas e atitudes diárias. Talvez a mais importante de todas as ações seja a reciclagem e descarte adequado dos resíduos. Para ampliar a conscientização, o COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), em parceria com o SAAEMB (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), realiza atividades de conscientização e palestras nas escolas municipais.

O objetivo é mostrar a importância da reciclagem e os benefícios para o meio ambiente e ao ser humano. Participam da ação Letícia Souza Possani, química e integrante do programa Município VerdeAzul e Antônio Luiz Pelegrini, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo Letícia, há duas maneiras simples de separar o lixo: resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e lixo orgânico (restos de alimentos). Ela explicou que é preciso separar corretamente o lixo doméstico para preservar o meio ambiente, fazer seu correto descarte e reciclagem e evitar danos ambientais ou inviabilizar o aproveitamento dos resíduos.

“As atividades e recreações com foco na conscientização ambiental, objetivando o início da coleta seletiva no município, assim como as palestras que estão sendo ministradas pela equipe, estão incluídas no programa do município VerdeAzul e mostram os benefícios e importância da reciclagem. Todas as instituições educacionais municipais contam com a lixeira ecológica para separar o lixo corretamente”, explicou.

De acordo com Letícia, está em andamento o projeto para iniciar a coleta seletiva na cidade. “É início da coleta de lixo reciclável no município. As escolas serão os primeiros locais a contarem com o programa”, comentou.

Pelegrini explica que a população pode fazer mais para colaborar, além de separar o resíduo. “O morador ao colocar o lixo doméstico na rua deve se atentar ao horário que é feito a coleta, além de colocar em um local adequado para evitar que animais rasguem e espelhem os resíduos pelas ruas, com essa preocupação evita-se transtornos aos moradores”, complementou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 08-05-2019

 

 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11777,11778,11779″ img_size=”full” title=”Palestra – Coleta seletiva”][/vc_column][/vc_row]