Saúde realiza busca ativa em bairros para combater escorpiões

O Departamento de Saúde, por meio da Divisão de Vigilâncias, realiza desde o início do ano, busca ativa nas residências para combater escorpiões. O município conta com um programa de controle do animal no município. Com o trabalho, estão sendo feitas orientações a população e captura do escorpião.

Entre as medidas preventivas se destacam: manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar, não jogar lixo em terrenos baldios, eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas e grilos, remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado, manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões e rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Os escorpiões preferem se abrigar em locais com pedras, folhas e entulhos. Geralmente, os animais saem à noite para capturar aranhas, baratas e grilos. De acordo com Luiz Carlos Dias, caso um morador seja picado deve-se procurar imediatamente o atendimento médico. “A principal recomendação é a limpeza, fator que pode diminuir o risco de acidentes dentro de casa”, disse.

Segundo informações do Departamento de Saúde, este ano já ocorreram 41 ataques de escorpiões, com 16 casos na cidade, 23 na zona rural e dois na microrregião de Buritama. No ano passado, foram registradas 156 acidades, sendo 74 na zona urbana, 76 em propriedades rurais, e seis casos em cidades vizinhas.

Para registrar o aparecimento de escorpiões e solicitar a captura ligue (18) 3691-3782. A Divisão de Vigilâncias fica na rua Rio Preto, 755 – Centro.

AVALIE SUA RESIDÊNCIA

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 14-05-2019