Prefeito Rodrigo assina convênio para instalação do sistema ‘Detecta’ na cidade

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou o convênio com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para a implantação do sistema ‘Detecta’ no município. A meta é instalar câmaras de monitoramento nas entradas da cidade para prevenção de crime e violência. Todos os dados registrados vão para o banco de dados da Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Buritama contará com sistema de leitura automática de placas e de videomonitoramento real e gravada para integrar ao sistema ‘Detecta’.

As informações poderão ser acessadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e devem fornecer dados sobre relação de veículos roubados e furtados, além de identificação de placas de veículos envolvidos em crimes e de foragidos da Justiça. Os dados do sistema só poderão ser visualizados por policiais ou responsáveis pelo planejamento de recursos da Segurança Pública. O município está investindo em monitoramento nos prédios públicos e em todos os eventos como Juninão, carnaval, réveillon, entre outros, contam com câmeras de vídeo.

De acordo com o prefeito Rodrigo, o programa busca desenvolver ações conjuntas voltadas à prevenção e repressão criminal na cidade. O chefe do executivo enfatizou ainda que convênio autoriza a cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e dados de interesse da segurança pública.

“Nossa meta é ajudar a diminuir a criminalidade na região e também controlar as saídas e entradas da cidade. Com o sistema, índices de furtos e roubos podem despencar ainda mais na cidade e acabar com a sensação de impunidade. Com a adesão ao programa poderemos tornar Buritama uma cidade mais segura para seus moradores e turistas”, enfatizou o prefeito ao salientar que o município já conta com a atividade delegada (programa em parceria com a Polícia Militar).

O acordo que prevê a criação do programa Detecta foi discutido em São Paulo, no dia 25 de janeiro, contou com a presença dos servidores Stela Regina Cardoso (Convênios) Marcos Antonio Zanelli e Fausto Takashi Watanabe (Centro de Processamento de Dados). A equipe também visitou duas centrais de inteligência ativas em dois municípios do interior paulista.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 14-06-2019