Cultura realiza oficina de atuação em cinema

Com o intuito de qualificar e revelar atores buritamenses, o Departamento de Cultura e Turismo e o Pontos Mis, promoveram hoje (17), no anfiteatro municipal ‘Elídio Rodrigues’, oficina de atuação em cinema. O intuito da capacitação foi ensinar aspectos teóricos e práticos relacionados a produção cinematográfica. A oficina foi ministrada pela atriz e diretora Vanise Carneiro.

As dinâmicas propostas envolveram exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), houve ainda exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator, exercício de contracenação e ampliação da escuta.

Esse trabalho envolveu também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

Segundo a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o objetivo da oficina foi oferecer oportunidade para quem aprecia a sétima arte. “Todos os treinamentos disponibilizados para a população buscam oferecer conhecimento, além de serem gratuitos”, explicou.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Pontos Mis, conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

Mais informações sobre novas oficinas podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail culturaburitama@hotmail.com, ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 17-07-2019