Cultura recebe oficina de ‘Artesanato Sonoro’ na Biblioteca Municipal

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo realiza hoje (22) oficina de ‘Artesanato Sonoro – uma maneira inclusiva, acessível e divertida de criar e tocar música em grupo’, com José Renato Gimenes das Neves. O workshop musical foi aberto a músicos e pessoas de outras áreas e busca explorar a sonoridade de instrumentos com objetos que produzem som como vasos, latas, canos e garrafas.

O objetivo da oficina foi encontrar a harmonia dentro das possibilidades sonoras. De acordo com o projeto, a meta é pensar o fazer musical, além da lógica ensinada nas escolas. O som pode ser feito por qualquer pessoa com sensibilidade artística e que se proponha a experimentar novos ritmos. “Culturalmente, expande a consciência para ouvir música sobre outros pontos de vista”, pontou Neves.

Para a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, as oficinas de ‘Artesanato Sonoro’ e ‘Som das Koisas – música de sucata’ fazem parte da programação de aniversário da cidade. “As atividades são uma oportunidade para novas descobertas na música, além de despertar a sensibilidade, o participante pode expandir seus conhecimentos”, explicou.

O projeto faz parte da itinerância regional do MIA – 5° Festival de Música Instrumental. A oficina foi disponibilizada pela Poiesis (Organização Social de Cultura) – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Governo do Município de Buritama.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 22-08-2019

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13107,13108,13109,13110,13111,13112,13113,13114,13115,13116,13117″ img_size=”full” title=”Oficina ‘Artesanto sonoro'”][/vc_column][/vc_row]