Cultura realizou oficina gratuita de fotografia documental

O Departamento de Cultura e Turismo fez hoje (27), no anfiteatro municipal, oficina gratuita de ‘Fotografia documental: A arte de narrar memórias’. A instrutora da capacitação foi a fotógrafa autoral e profissional Flávia Baxhix. O objetivo foi despertar o público para conhecer novas possibilidades e mostrar o quanto uma imagem pode oferecer conhecimento e ser um instrumento para contação de histórias.

Durante as três horas de aula, a oficina discutiu conceitos e aplicabilidade da fotografia documental e seu papel na conservação das memórias. Os participantes aprenderam também sobre a linguagem visual, leitura de imagens, narrativa, poética e valorização das memórias como patrimônio pessoal.

Para a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a oficina foi uma oportunidade para refletir sobre a arte da fotografia. “Poder discutir a história eternizadas nas imagens é uma forma de ampliar a visão sobre o tema, além disso, a capacitação poderá contribuir para aguçar o olhar fotográfico dos participantes”, completou Luciene.

A capacitação foi oferecida pelo Museu da Imagem e Som (MIS) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

MINICURRÍCULO

Fotógrafa autoral e documental, trabalhando com ênfase das áreas de fotografia de espetáculos. Formação em Fotografia Digital Profissional pelo Senac Araçatuba e curso de extensão em Estúdio Fotográfico e Retratos pela escola internacional Spéos Paris Photographic Institute. Participação em cursos e oficinas nas áreas de fotografias de espetáculo, retratos, flash dedicado e iluminação, retoque digital com uso de programas Photoshop e Lightroom. Professora convidada pelo Senac para ministrar os cursos de Técnicas de Fotografia Digital e Mobgraphia em 2017. Participou de exposições coletivas com Epifania Cultural em São Paulo, Eixo Artes no Rio de Janeiro, e Salon d’Art Contemporain na França. A atuação em fotografia de espetáculos inclui registros pelo circuito Sesc São Paulo de artistas como Tom Zé, Elza Soares, Hermeto Pascoal, além de outras bandas, festivais de música, dança e teatro.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 27-08-2019