Governo do Município inicia obras para implantação do Detecta

O Governo do Município iniciou nesta semana obras para implantação do sistema ‘Detecta’. O convênio já assinado com o Governo do Estado de São Paulo terá uma sala com monitores para acesso da Polícia Militar e Civil. O investimento começou na avenida Daniel Luiz Guerbas (saída para Zacarias), no local, terão duas OCR LPR (leitoras de placas) para registrar as informações e coibir crime e violência.

A cidade contará com monitoramento de vídeo nas entradas e saídas que integra dados das polícias paulistas como os registros de ocorrências, cadastro de pessoas procuradas ou desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados ou clonados. Em paralelo ao ‘Detecta’, o Governo do Município investe em monitoramento em escolas e prédios públicos.

Para o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o ‘Detecta’ é um importante aliado para evitar crimes e manter a segurança da população. O chefe do executivo enfatizou também que o convênio autoriza a cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e dados de interesse da segurança pública.

“Nossa meta é ajudar a diminuir a criminalidade na região e também controlar as saídas e entradas da cidade. Com o sistema, índices de furtos e roubos podem despencar ainda mais na cidade e acabar com a sensação de impunidade. Com a adesão ao programa poderemos tornar Buritama uma cidade mais segura para seus moradores e turistas”, enfatizou o prefeito ao salientar que o município já conta com a atividade delegada (programa em parceria com a Polícia Militar).

O convênio foi assinado em junho deste ano, no entanto, desde janeiro, uma equipe do Governo do Município trabalha para implantar o sistema ‘Detecta’ na cidade. O grupo conta com os servidores Stela Regina Cardoso (Convênios) Marcos Antonio Zanelli e Fausto Takashi Watanabe (Centro de Processamento de Dados). Para garantir a eficiência do sistema, os funcionários já visitaram o programa em municípios do interior paulista. A parceria conta com o Governo do Estado de Sã Paulo, Governo do Município e Fórum de Buritama.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 06-09-2019