Governo do Município instala câmeras para garantir a segurança dos alunos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Governo do Município realiza a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares para inibir furtos, vandalismo e dar mais segurança aos professores e funcionários, principalmente para os mais de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino. Já foram instaladas 157 câmeras, a meta é chegar a 221. Está em andamento, a construção de uma sala para instalação de todo sistema. O monitoramento contará com funcionários treinados para acompanhar em tempo real toda movimentação na cidade.

A decisão de ampliar o projeto que iniciou em prédios públicos é para evitar ocorrências. O programa já atinge bons resultados, por isso segue para as escolas municipais. Nas unidades, os equipamentos são instalados nas áreas externas e em pontos estratégicos, como pátio, salas de aula, corredor e área recreativa.

Pais de alunos, gostaram da ideia. “Acho muito interessante. É para segurança das crianças e tenho certeza que vai ajudar muito os professores e a direção da escola”, disse a dona de casa, Viviane Honório da Silva Castro. Para a agente comunitária de saúde, Daniele Alcântara Oliveira Perassoli, a instalação foi uma excelente ideia. “Tanto para segurança das crianças, como aos professores. Tenho dois filhos na rede municipal e até o comportamento e as notas melhoraram muito”, afirmou.

De acordo com Marcos Antônio Zanelli, coordenador do Centro de Processamento de Dados, a previsão para finalizar a instalação das câmeras nas escolas é de 60 dias. Disse também que o investimento integra o programa ‘Detecta’ que irá fixar câmeras em todas as entradas e saídas da cidade.

Os dados do ‘Detecta’, conforme Zanelli, vão ser acessados pela Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Nós acreditamos que poderemos coibir ações de vandalismo e dar mais tranquilidade aos pais durante o período que os filhos ficam dentro das escolas e também para os turistas que visitam a cidade”, enfatizou.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o investimento em monitoramento de vídeo, em paralelo, ao ‘Detecta’, é fundamental para a segurança da população. “Nas escolas, além de oferecer mais segurança durante o período escolar, o município conta ainda com a parceria da Polícia Militar na atividade delegada. Outro ponto importante é que temos a vocação turística e para atrair visitantes é preciso garantir uma estadia confortável e segura. O sistema já oferece bons resultados e economia aos cofres públicos”, concluiu.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 17-09-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13580,13581,13582″ img_size=”full” title=”Instalação de câmeras”][/vc_column][/vc_row]