Governo do Município investe em novos veículos para modernização da frota

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou nessa semana o contrato com o Banco do Brasil para aquisição de oito veículos. O investimento é de R$ 860 mil e faz parte do processo de modernização e ampliação da frota municipal para a melhoria do atendimento à população. Buritama somente teve acesso ao programa por ter sido comprovado que o município possui uma gestão eficiente.

Para ter acesso à linha de crédito, o município apresentou certidões negativas para aderir ao Programa Eficiência Municipal. Em 2018, apenas Buritama e Zacarias foram contemplados com a liberação de recursos. Este ano, na região, foram três municípios, além de Buritama, Valparaiso e Pereira Barreto. Os veículos para aquisição são caminhão de lixo (1), caminhão basculante (1), motos (3), carros (2) e caminhonete (1) para Patrulha Rural.  O próximo passo para a compra dos veículos será o processo licitatório.

De acordo com o Banco do Brasil, o Programa Eficiência Municipal é uma nova solução de crédito que apoia projetos de investimentos em setores como saúde, educação, iluminação pública, modernização da gestão e intervenção viária em benefício de toda a sociedade. Com a liberação, o município pode investir em máquinas, equipamentos e veículos novos.

Conforme Antonio Luiz Pelegrini, diretor de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, para ter acesso aos créditos, entre os documentos apresentados constam: certidão do Tribunal de Contas; cronograma de pagamento das dívidas contratadas e a contratar; comprovante de regularidade com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), SRF (Secretaria da Receita Federal) e COAFI (Coordenadoria Administrativo-Financeiro); cronograma de liberação das operações contratadas, autorizadas e em tramitação; comprovação de encaminhamento das contas ao poder executivo do estado (no caso dos municípios) e atualização do SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais). “Conseguir este financiamento por esta linha de crédito representa a competência e eficiência do governo na condução de suas políticas públicas, reconhecidas pelo banco, um fato extremamente positivo”, explicou Pelegrini.

O prefeito Rodrigo disse que é a segunda vez que o município adere ao programa. Na primeira ação, em janeiro de 2018, foram investidos R$ 671 mil para a compra de oito veículos, entre eles, caminhão com carroceria (1), van (1), ambulância UTI (1), motos (3) e automóveis (2). “Para que possamos prestar um serviço de qualidade, agilidade e rapidez para toda população, é preciso fazer investimentos para garantir eficiência nos trabalhos, por isso, da necessidade de contar com veículos modernos”, concluiu o chefe do Executivo.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 27-09-2019