Em parceria, Buritama promove curso de manutenção e operação de tratores agrícolas

[vc_row][vc_column][vc_column_text]No campo, as máquinas dão aquela ajuda. Contar com trator na hora do plantio e na colheita facilita a vida do produtor rural. O curso de manutenção e operação de trator agrícola, em Buritama, gera conhecimento e oportunidade no mercado de trabalho para 15 alunos matriculados na capacitação que acontece na chácara municipal ‘Alípio Celestino da Costa’. Os participantes poderão desenvolver trabalhos de aração, gradagem, colheita e pulverização.

Com o objetivo de capacitar trabalhadores rurais e pessoas em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. A ideia é proporcionar conhecimento técnico aos profissionais, desde peças, projeções, demonstrações de manutenção e operação. Os alunos receberam informações sobre troca de óleo, filtro do motor, substituição do filtro de diesel, manutenção no sistema de arrefecimento e transmissão, tipos de pneus, ajustes de bitolas e calibragem de pneus.

O instrutor e Engenheiro Agrônomo José Eduardo de Andrade, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), explicou que os alunos aprendem sobre os sistemas mecânicos do trator, as inovações como sistema de dirigibilidade automatizada, GPS, cabines climatizadas, controle de riscos nas manutenções e operações, acoplamento de implementos e regulagens. São 40 horas de capacitação, com entrega de certificado, divididos em aulas teóricas e práticas.

“Capacitar os alunos quanto à manutenção e operação de tratores agrícolas, com vistas na segurança do trabalho, prevenção de acidentes, preservação ambiental, conhecendo os implementos, acoplamentos e regulagens dos mesmos, aumentando a vida útil das máquinas e diminuindo o custo das tarefas realizadas”, enfatizou Andrade.

Segundo o instrutor, a agropecuária é o único setor que tem chances de emprego para os trabalhadores rurais. “Com esse treinamento os alunos poderão disputar vagas de empregos para manutenção e operação de máquinas agrícolas”, ao concluir que os alunos podem trabalhar em propriedades rurais e em usina sucroenergético.

Pedro Henrique Ananias Espósito, 19 anos, mora em sítio e desde pequeno já trabalha na propriedade. “Quero obter mais conhecimento, conseguir pilotar um trator mais moderno e vou aprender mais sobre manutenção, motor e implementos”, comentou. O aluno Jaime Augusto Capobianco, 30 anos, morava em Jundiaí (SP) e está há sete meses em Buritama. Para ele, a capacitação oferece novos conhecimentos. “Além deste curso, faço o de pedreiro, quando mais capacitado estiver, mais oportunidade terei no mercado de trabalho. O diploma na mão é uma garantia a mais para buscar serviço”, disse.

Para o Zootecnista da Casa da Agricultura, Carlos Eduardo dos Santos, o treinamento é uma chance para se aprimorar e buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. “A importância deste curso para o município é poder qualificar e capacitar esse público para atuar com tratores, tanto na operação, quanto na manutenção, assim abrindo novas oportunidades de ingressar no setor agropecuário, que tem importância significativa no município e região”, finalizou Santos.

O curso de manutenção e operação de trator agrícola é oferecido gratuitamente pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e Governo do Município, por meio da Casa da Agricultura.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 04-10-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13848,13850,13851,13852,13853″ title=”Capacitação”][/vc_column][/vc_row]