Hidroginástica oferece qualidade de vida e bem-estar para pacientes em tratamento

Que tal fazer atividade física na piscina? Nas altas temperaturas do interior paulista, a hidroginástica ajuda a refrescar e contribuir para a melhora da qualidade de vida. Durante as aulas são feitos movimentos fortes e mais leves. A aula é dinâmica e dá ritmo para os pacientes em tratamento contra fibromialgia, artrite e artrose. O projeto atende 60 pessoas, acima de 40 anos, a meta é chegar a 100 atendimentos.

As aulas acontecem nas quintas-feiras, das 16h às 17h, no Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador (CERET), conta com a participação da fisioterapeuta Vera Lúcia Bruno Trigo e do educador físico Anderson Davi Rosa. Para participar da hidroginástica, o paciente deve se consultar com o médico, após laudo, é encaminhado ao programa que é gratuito.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Jucelia Conceição de Andrade Cândido, o programa quer combater as dores que os pacientes sofrem durante o tratamento das doenças e oferecer uma nova opção de atividade física. “A meta é diminuir os riscos de doença durante o envelhecimento, aumentar a expectativa de vida e oferecer a comunidade mais uma opção de lazer”, enfatizou.

A fisioterapeuta Vera explicou também que a atividade é restrita para pessoas com infecções cutâneas, febre, úlceras cardiopatias aguda, sensibilidade comprovada ao cloro, hipotensão e hipertensão sem controle, alterações renais e esfincterianas e pânico de água.  “O objetivo é contribuir para o condicionamento cardiovascular, fortalecer os músculos e articulações, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Combate o stress, além de contribuir para a prevenção e na melhora da qualidade de vida dos participantes”, disse.

Para o educador físico a hidroginástica trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e mobilidade corporal. Ele disse também que a água traz a leveza e a sensação de bem-estar e até diversão e é a mesma água que ajuda a curar lesões e tudo acontece no ritmo dos participantes. “A atividade na água contribui para a melhora do sistema cardiovascular, queima de calorias, ajuda a envelhecer de forma saudável, lhe oferece bem-estar e muita diversão”, finalizou Davi

Os exercícios na água diminuem as limitações de locomoção por causa das doenças crônicas, auxiliam na saúde mental e as pessoas passam a envelhecer com saúde. Os benefícios podem ser diagnosticados na melhora do sistema cardiovascular, respiratório e circulação sanguínea, diminui o percentual de gordura no corpo, melhora a postura, relaxamento do corpo e tonificação dos músculos.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 04-10-2019