Buritama participa de reunião sobre novas diretrizes para o Turismo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o diretor de Cultura e Turismo Wilton Rosalino Borges e o assessor técnico de Cultura Milton Batista Borges Junior, participaram ontem (8), em Araçatuba, do encontro “Novas Diretrizes do Turismo”. O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e reuniu prefeitos, diretores e moradores interessados no setor que está em expansão no país.

A programação contou com palestras e o objetivo foi sensibilizar e conscientizar os prefeitos pela regionalização do turismo. A meta é a formação de uma IGR (Instância de Governança Regional), por meio de consórcio, comitê, associação ou outro meio para a criação de uma instância jurídica entre os municípios. O evento contou com a palestra de Edinaldo Luiz Brustolin, mestre em Direito, Estado e Sociedade, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O prefeito Rodrigo representou todos os prefeitos da região Tietê Vivo e o diretor Wilton Borges foi o interlocutor da região e coordena 12 municípios do “Tietê Vivo”. “Buritama segue rumo a conquista da estância turística. Nos últimos anos, o município conseguiu desenvolver grandes eventos e novas capacitações, com isso o turista já enxerga a cidade como um atrativo e ponto de lazer e descanso. Nosso desejo é atingir outros objetivos, para ampliar a capacidade de desenvolvimento e gerar novos empregos no setor”, disse o chefe do executivo.

Segundo Borges, o Ministério do Turismo exige até 2020 a criação do IGR. “A nossa finalidade foi sensibilizar os prefeitos sobre a vital importância da criação da entidade administrativa regional. Ficou decidido que o modelo mais viável seria o consórcio público”, disse ao salientar que a parceria entre os municípios é criar uma política de desenvolvimento do turismo na região noroeste paulista. “O intuito de criar uma entidade regional é alavancar o turismo, gerando o fortalecimento e crescimento econômico na área”, enfatizou.

O Tietê Vivo é formado por 12 municípios: Buritama, Araçatuba, Gastão Vidigal, Lourdes, Santo Antônio do Aracanguá, Birigui, Penápolis, Braúna, Barbosa, Piacatu, Monções e Zacarias. As cidades já cumpriram a primeira etapa de atualização no mapa regional dos municípios que estão no grupo.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Publicação: 09-10-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13906,13907,13908,13909″ img_size=”full” title=”Turismo”][/vc_column][/vc_row]