Durante o dia de Finados o cemitério municipal “José Antônio Cardoso” ficará aberto das 6h às 19h. Para evitar novos casos de dengue, o Departamento de Saúde realiza amanhã (2) ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. É esperado mais de 2 mil visitantes no feriado.
De acordo com o Departamento de Saúde, o intuito é orientar o público sobre os cuidados necessários para a prevenção. Além disso outra medida tomada foi a produção de um banner com orientações fixado no cemitério e a distribuição de folhetos. A meta é evitar novos criadouros do mosquito.
Os visitantes precisam evitar colocar flores em vasos com água, podem ser substituídas por versões plantadas e sem pratinhos. Ainda segundo o Departamento, outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer recipiente vazio sobre os túmulos. As flores artificiais devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito.
Ainda de acordo com o Departamento de Saúde, o cemitério municipal é um ponto estratégico para as ações de combate à dengue. “O local recebe semanalmente visita de agentes que percorrem todo o local para a remoção de embalagens, recipientes e outros materiais que possam servir de criadouros para o mosquito”, explicou o diretor de Saúde Edilson Carlos de Paiva.
PREVENÇÃO
- Vasos, potes e pratinhos não devem ficar com água parada;
- Evite colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos;
- Para vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva;
- Todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água limpa e parada deve ser removido ou preenchido com areia;
- Recolha sacos plásticos e celofanes.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 01-11-2019