Conheça Buritama e se apaixone por suas atrações turísticas

Os turistas quando chegam ao município passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”. Típica cidade do interior paulista, com cerca de 16,5 mil habitantes, está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 543 quilômetros da capital. Com seu clima subtropical é ponto de encontro para quem busca lazer, descanso e ouvir o canto dos pássaros que fazem do município seu palco de apresentação.

Banhado pelo rio Tietê, ribeirão Santa Bárbara (afluente do Tietê) e Palmeirinha, Buritama tornou-se um local para o turismo de lazer e entretenimento. MIT (Município de Interesse Turístico) desde o dia 31 de maio de 2017, a cidade realiza ações para desenvolver atividades culturais e resgatar festas tradicionais com o objetivo de atrair os turistas e gerar emprego e renda à população.

Com os recursos advindos do MIT, o município já investiu na instalação de placas de sinalização turística e construção do monumento ‘Recanto das Águas’. Para o próximo ano estão previstos a construção de dois novos portais nas entradas da cidade e revitalização de outro portal. Outra novidade é a implantação do Detecta, parceria entre o município e a Secretaria de Segurança Pública (SPP) do Estado de São Paulo, com o programa serão fixadas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.

Em Buritama, o turista pode visitar o parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha), ilha dos pescadores, Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, fazer passeio no barco Odisseia, praticar corrida e caminhada na pista de ciclismo, ver as obras de artes pintadas nas paredes da igreja católica Nossa Senhora do Divino Livramento, curtir a tranquilidade dos ranchos, apreciar comidas típicas como a quenga (feita a base de milho verde) e peixes, além da possibilidade de fazer esportes náuticos.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas de investimento no país. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental também saber atender bem o turista, para que ele seja a nossa maior propaganda”, contou o prefeito Rodrigo.

Conforme o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, Buritama voltou ao cenário regional após o resgate de eventos. Ele citou que durante as festividades, a cidade recebe turistas de toda região, até de outros estados. “Nosso primeiro passo foi entender o potencial da cidade, após este estudo, iniciamos um trabalho para retomar atividades esquecidas e conseguimos fazer a cidade ficar movimentada durante vários períodos do ano”, elencou Borges.

O calendário de festividades inclui Réveillon, Buritama folia, Festa do Milho, Juninão, cavalgada, festa do peão, campeonato de motocross, desafio de mountain bike, Festa das Nações, Buritama Tem Talentos, pesca do tucunaré e Natal Brilha Buritama. Recebem também durante o ano, atividades culturais como teatro, dança, música e exibição de filmes.

PRAINHA

O local tem 1,2 mil metros quadrados de praia. Os turistas que se deslocam até o parque encontram 88 quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping. O parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha) surge como opção de lazer importante para a região. Por conta da tranquilidade, atrai cerca de 10 mil pessoas nos feriados prolongados e durante dias normais o público gira em torno de 3 mil.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, o parque turístico conta com guarda-vidas e a parceria da Polícia Militar que faz o patrulhamento preventivo. A prainha possui uma lanchonete para atender o público durante as horas de lazer. A restrição está em vendas ou entrada de bebidas em vasilhames de vidro.

A intenção é garantir maior segurança aos visitantes e, consequentemente, inibir a ocorrência de acidentes com cacos de vidro que ficam na areia e na água ou que os vasilhames sejam usados como armas em eventuais brigas.

ATRAÇÕES

Os turistas que preferem passeio de barco, há duas opções: basco Odisseia com capacidade para 500 pessoas. As pessoas percorrem pelo rio Tietê e toda orla da cidade. Uma das atrações é a eclusa na Usina Hidroelétrica Nova Avanhandava. O barco funciona há 15 anos e conta com café da manhã e almoço, além da possibilidade de observar pássaros como garça, pica-pau, jaburu, também conhecido como tuiuiú, andorinha, quero-quero, entre outras espécies.

Para o próximo ano, o gerente comercial do barco, Dayvis Maia de Oliveira, disse que a meta é entrar no Circuito Regional Náutico ou no Circuito Tietê Vivo. O objetivo é expandir a atração para outras regiões do estado. O barco está apto a receber festa de casamento, aniversário, confraternização de empresas e passeios temáticos. “O município de Buritama tem muito potencial turístico no esporte, rural e eventos”, disse.

O gerente comentou que é preciso criar uma parceria entre poder público e privado para ampliar o setor. “Com suporte necessário, conseguiremos atrair mais turistas, no entanto, é necessário conscientizar a população que vive do turismo, para que possam recebem bem as pessoas, para que elas possam voltar ao município”, acrescentou.

A outra sugestão é o aluguel de barco para pesca ou passeio pelo rio Tietê. O empresário Rodrigo Marcondes Guarbelini e a esposa Michele Cristina Lourenço de Brito oferecem o serviço na Ilha dos Pescadores, próximo a Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava. É possível alugar o barco com motor para que tem o arrais (profissional apto para guiar) ou, ainda, fornecer um piloto e até a opção sem motor. “Faço este serviço há 20 anos para turistas e empresas, atendendo turistas da capital, litoral e interior do estado”, disse.

Ele explicou que o turista pode pescar o Piau, Pacu, Piapara, Tucunaré, Traíra, Mandi, Tilápia, Corvina entre outros. Somente na piracema que a pesca é proibida. “Tenho um barco em parceria com um amigo e estamos fazendo um serviço novo que a gente leva o pescador em um barco grande que tem quarto e banheiro. Podemos ficar os dias que o pescador desejar, descer a outros afluentes, até ir para outros municípios. Começamos este serviço em novembro”, afirmou.

Para o empresário no ramo de hotelaria, Luciano Cesar Batista, o município está no caminho certo para ampliar o setor turístico. Há um ano, ele inaugurou um hotel na cidade que conta com 40 apartamentos para acomodar 85 pessoas. “Tenho plena certeza que o turismo em nossa cidade estará cada vez mais forte, tanto é que acredito muito em Buritama, senão não teria feito um investimento dessa forma como fiz, tenho certeza também que vamos conseguir o selo de estância turística”, argumentou.

De acordo com ele, a cidade necessitava de um hotel urgente. “O município vem crescendo muito e um hotel só, não estava comportando a todos que passavam por Buritama e também vi que seria um investimento que aos poucos daria um retorno muito bom e é uma coisa fácil de administrar”, finalizou.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, todo investimento no setor possibilitará a geração de emprego e renda para a cidade. “Os cenários naturais podem atrair investidores para a área e gerar novas oportunidades no mercado de trabalho. Todas as atividades desenvolvidas buscam manter a identidade da população e ao mesmo tempo trazer o turista, por isso que os recursos do MIT estão sendo investidos em projetos para acelerar o potencial turístico de Buritama”, finalizou o prefeito Rodrigo.

MONUMENTO

Buritama ganhou seu primeiro monumento para valorizar o turismo local. A arte conta um pouco de sua história e a construção foi realizada na rotatória da avenida Antônio Alves Teixeira, próximo ao parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha). O projeto valoriza o patrimônio cultural e atua como um produto para fomentar o turismo náutico e de pesca.

O monumento tem seis painéis e retratam as riquezas do município. Em destaque a três peixes (Tucunaré, Tilápia e Corvina). São peixes enormes que representam a influência da pescaria no município. Nas laterais foram representados a fauna e flora (Buriti – símbolo de fundação da cidade), esportes náuticos, pesca esportiva, esporte e lazer, agricultura e pecuária e a última cena mostra o rodeio e cavalgada da cidade.

CAPACITAÇÃO

O Turismo Rural é uma modalidade em expansão no Brasil e atrai a atenção de quem deseja sair um pouco da rotina das grandes cidades e curtir a tranquilidade e as belezas naturais do campo. Para ampliar o setor, o Departamento de Cultura e Turismo em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) promovem capacitação em Buritama.

Este ano ampliou os estudos com o treinamento voltado ao turismo pedagógico e há dois anos realiza o curso de turismo rural. Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, é uma tendência do turista que busca almoçar na sombra de uma árvore, apreciar o canto dos pássaros e ter como plano de fundo o rio Tietê. E ainda tem a gastronomia caseira do interior paulista, tudo isso, para Borges, é um privilégio que pode ser explorado no turismo rural, a partir do aprendizado do curso gratuito disponibilizado no município.

“Buritama é uma típica cidade do interior paulista que pode se tornar mais uma opção para quem tem interesse em atividades rurais. O curso é uma ferramenta importante para quem tem interesse em criar algum negócio na área, o que poderá ser uma nova oportunidade de renda”, comentou ao dizer que a cidade se destaca no turismo náutico, de pesca e rural. “Um dos principais atrativos da cidade é a prainha municipal, além dos condomínios, ranchos e o passeios de barco”, concluiu.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 12-11-2019