Governo do Município concluiu 3ª instalação de câmeras em entrada da cidade

O Governo do Município de Buritama concluiu a instalação de três câmeras de monitoramento na entrada da cidade, próximo a chácara municipal. A ação já aconteceu na rua Rubião Junior que liga a cidade de Lourdes e a primeira instalação foi feita na avenida Daniel Luiz Guerbas com acesso a Zacarias. O objetivo é coibir crimes e violências, além de ampliar a segurança dos pedestres e turistas. No próximo ano será inaugurado a sala de monitoramento instalada no Paço Municipal.

Com recursos próprios, o município investe em monitoramento de vídeo e já conta com o sistema ‘Detecta’, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do Governo do Estado de São Paulo. O programa contará com monitoramento de vídeo nas entradas e saídas que integrará os dados das polícias paulistas como os registros de ocorrências, cadastro de pessoas procuradas ou desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados ou clonados. O investimento inclui ainda a implantação de monitoramento de vídeo em todas as escolas de ensino municipal e prédios públicos.

Segundo o coordenador do Centro de Processamento de Dados, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras tornam-se um inibidor de infrações. “Todo investimento em monitoramento gera benefícios à população, pois além de trabalhar na educação, poderá contribuir para a segurança preventiva e investigativa”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a meta é instalar novas câmeras pela cidade. O chefe do executivo comentou que o sistema ajuda a diminuir a criminalidade. “Esse sistema é uma forma de oferecer mais segurança para a população, por meio de tecnologia e inovação, é possível coibir crimes e vandalismo”, disse.

O prefeito acrescentou que o principal diferencial deste programa é a parceria com órgãos de segurança. “Já temos mais de 200 câmeras nas escolas e cerca de 50 em pontos estratégicos da cidade. Todo investimento é para inibir ações que possam prejudicar os moradores ou destruir o patrimônio público”, concluiu o prefeito Rodrigo.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 16-12-2019