Governo do Município realiza ação de dedetização na cidade

O período quente e chuvoso do verão faz aparecer um animal indesejado e temido pelos moradores de Buritama: o escorpião. Para diminuir os acidentes, além da busca ativa diurna e noturna, o Departamento de Saúde em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saaemb), realizam a partir de segunda-feira (3), a dedetização e desratização em cerca de 650 postos de vistorias e boca de lobos. A meta é diminuir a proliferação de baratas, além de evitar a transmissão de doenças causadas por ratos.

Segundo dados da Divisão de Vigilâncias, em 2019, ocorreram 63 acidentes com escorpiões na cidade e 83 casos notificados em propriedades rurais, além de oito ocorrências em cidades da microrregião de Buritama. No ano passado foram feitas 1.247 visitas em locais de acidentes, 1.058 vistorias em propriedades com reclamações, 5.512 inspeções de rotina e 1.885 escorpiões capturados.

A substâncias para dedetização e desratização são colocadas nos postos de vistorias espalhados elas ruas e boca de lobos. Para eficácia do serviço, é fundamental o apoio da população. É preciso manter as moradias limpas e evitar o acumulo de lixos e materiais inservíveis. Para verificar se sua residência está segura, leia o conteúdo do ‘Avalie sua Residência’.

Conforme o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, a recomendação é tampar caixa de inspeção e ralos das residências. “Para que o trabalho tenha resultado, além do esperado, a população precisa colaborar com a limpeza em suas residências. É preciso eliminar todos os materiais inservíveis, para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos”, explicou.

Informações (18) 3691-3782 ou no prédio da Divisão de Vigilâncias “João Luiz Peres” localizado na rua Rio Preto, 755 – Centro. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AVALIE SUA RESIDÊNCIA

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 30-01-2020