Saúde faz ação há três anos para prevenir acidentes com escorpiões

O Departamento de Saúde de Buritama, por meio da Divisão de Vigilâncias, realiza há três anos busca ativa e trabalho de prevenção contra escorpiões na cidade. O objetivo é informar e conscientizar sobre medidas simples que podem ser feitas dentro de casa para evitar acidentes por causa do animal. Leia as informações do ‘Avalie sua residência’ e veja se sua moradia contém os itens listados.

Os moradores precisam verificar calçados e roupas antes de vesti-las, não remover madeira ou tijolos com as mãos desprotegidas, manter camas e berços afastados das paredes, evitar que roupas de cama toquem no chão, não acumular lenha ou outros materiais que possam servir de abrigo e colocar lixo em sacos plásticos a fim de evitar o aparecimento de baratas e outros insetos.

Segundo dados da Divisão de Vigilâncias, em 2019, ocorreram 63 acidentes com escorpiões na cidade e 83 casos notificados em propriedades rurais, além de oito ocorrências em cidades da microrregião de Buritama. Em 2019, foram feitas 1.247 visitas em locais de acidentes, 1.058 vistorias em propriedades com reclamações, 5.512 inspeções de rotina e 1.885 escorpiões capturados. Este ano, já foram contabilizados 28 acidentes. Na cidade são 07 casos e na zona rural já foram registrados 16 casos. A Divisão de Vigilâncias informou ainda que 3 acidentes foram em cidades vizinhas e 2 em lugares incertos (o morador não soube precisar o local).

O agente de saúde, Luiz Carlos Dias, disse que nos últimos anos foram intensificadas ações de busca ativa diurna e noturna. “O apoio e a participação da população são de extrema importância. A melhor ação está na prevenção e conscientização das pessoas que podem ajudar a evitar o aparecimento dos escorpiões em suas residências”, explicou Dias, ao salientar que os moradores, ao capturar o animal peçonhento, devem tomar todos os cuidados. “O correto é entrar em contato com a Divisão de Vigilâncias e solicitar um funcionário”, concluiu.

Em caso de acidentes, a vítima não deve tomar nenhuma medicação por conta própria e deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Para fazer uma notificação ou solicitar a captura ligue (18) 3691-3782. A Divisão de Vigilâncias fica na rua Rio Preto, 755 – centro, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AVALIE SUA RESIDÊNCIA

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-02-2020