Com investimento de R$ 2 milhões, parque turístico terá obras de revitalização

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Começou hoje (27) a revitalização do parque turístico ‘João Simão Garcia’, a prainha de Buritama inaugurada em 1991. O local recebe em média 3 mil pessoas por semana e nos feriados prolongados chega há 8 mil turistas. Com investimento de R$ 2 milhões, a principal atração da cidade receberá reforma em quiosques, sanitários, paisagismo, construção de novos sanitários e portaria, pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e com bloco de concreto.

Os recursos são do governo federal, liberado por emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos). Em dezembro, do ano passado, o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou também um convênio de R$ 276.974,59, com a Secretaria de Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), para a revitalização complementar de 37 quiosques do parque turístico. O projeto prevê ainda a construção de guias, sarjetas e passeio público.

A prainha oferece um espaço de lazer e contato com a natureza, seja pelo ar puro ou pelas águas limpas do rio Tietê, com atendimento das 7h às 22h. Os turistas quando chegam ao município passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”. Típica cidade do interior paulista, com cerca de 16,5 mil habitantes, está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 543 quilômetros da capital. Com seu clima subtropical é ponto de encontro para quem busca lazer, descanso e ouvir o canto dos pássaros que fazem do município seu palco de apresentação.

Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, o início da reforma já era esperado. Para ele, a reforma deve valorizar ainda mais o principal cartão postal da cidade. “Sabemos que a revitalização contempla um anseio que se concretiza agora e que deve alavancar ainda mais o turismo. É um investimento que pode atrair ainda mais turistas e ajudar a alcançar o título de estância turística”, afirmou o diretor.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, os dois convênios irão melhorar toda a infraestrutura da prainha. “Estamos felizes em saber que as obras vão começar, todo este investimento, era aguardado ansiosamente pelos moradores. Com a revitalização, o município poderá atrair mais turistas e até investidores, toda mudança irá beneficiar os moradores na geração de emprego e renda. Graças ao empenho de toda equipe que, com muito empenho, conseguiu efetivar este projeto junto aos órgãos do governo federal e estadual”, enfatizou o prefeito Rodrigo.

PRAINHA

O local tem 1,2 mil metros quadrados de praia. Os turistas que se deslocam até o parque encontram 88 quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping. O parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha) surge como opção de lazer importante para a região.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, o parque turístico conta com guarda-vidas e a parceria da Polícia Militar que faz o patrulhamento preventivo. A prainha possui uma lanchonete para atender o público durante as horas de lazer. A restrição está em vendas ou entrada de bebidas em vasilhames de vidro.

A intenção é garantir maior segurança aos visitantes e, consequentemente, inibir a ocorrência de acidentes com cacos de vidro que ficam na areia e na água ou que os vasilhames sejam usados como armas em eventuais brigas. Buritama é MIT (Município de Interesse Turístico) desde o dia 31 de maio de 2017. Com os recursos, a cidade já investiu na instalação de placas de sinalização turística e construção do monumento ‘Recanto das Águas’. Para este ano estão previstos a construção de dois novos portais nas entradas da cidade e revitalização de outro portal.

MONUMENTO

Buritama ganhou seu primeiro monumento para valorizar o turismo local. A arte conta um pouco de sua história e a construção foi realizada na rotatória da avenida Antônio Alves Teixeira, próximo ao parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha). O projeto valoriza o patrimônio cultural e atua como um produto para fomentar o turismo náutico e de pesca.

O monumento tem seis painéis e retratam as riquezas do município. Em destaque a três peixes (Tucunaré, Tilápia e Corvina). São peixes enormes que representam a influência da pescaria no município. Nas laterais foram representados a fauna e flora (Buriti – símbolo de fundação da cidade), esportes náuticos, pesca esportiva, esporte e lazer, agricultura e pecuária e a última cena mostra o rodeio e cavalgada da cidade.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 27-02-2020

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”15518,15519″ img_size=”full” title=”Revitalização”][/vc_column][/vc_row]