Assistência Social realiza ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social realizou ontem (4) em repartições públicas e escolas uma ação socioeducativa para mobilizar, sensibilizar e conscientizar os moradores sobre feminicídio, garantia dos direitos da mulher e valorização ao Dia Internacional da Mulher celebrado neste domingo (8).

A ação contou com uma intervenção teatral com uma declaração de amor para o público feminino. A intenção foi refletir o quanto é preciso valorizar a mulher no trabalho, no lar e em todos os ambientes da sociedade. A comemoração segue hoje (5), com as participantes atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com a diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, um quarto das famílias é chefiado por mulheres e apesar das estimativas demonstrarem a participação feminina em cargos altos, ainda vai demorar muito para obter a igualdade entre os homens.

“Prevê que nos Estados Unidos isso só ocorra em 2.064, no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho, isso só ocorrera em 2.472. É reconhecido que desde os primórdios da história humana que as mulheres têm um papel fundamental como peças propulsoras da evolução social e do ser humano com evolução gradativa da mulher em relação aos seus direitos e deveres, obrigações e aptidões”, explicou.

Segundo Gislaine, a comparação entre as mulheres da idade média aos dias atuais mostra as inúmeras as mudanças e vitórias, no entanto, se comparado ao sofrimento e humilhação que sofreram submetidas ao longo da história. “Mesmo com os direitos garantidos por lei, como o direito ao voto, lei Maria da Penha, licença maternidade, entre outros. Muitas ainda passam por situações de violência sexual, social e familiar, profissionalmente são diminuídas e os salários ainda são inferiores, sendo tratadas em alguns casos como inferiores, submissas, quando na realidade estão prontas para desempenhar qualquer atividade”, finalizou.

A presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, salientou sobre a importância da comemoração e de se dar valor às lutas das mulheres. “Este dia é um momento muito especial para todas as mulheres e celebrá-la é uma forma de agradecer pela luta diária que cada uma enfrenta em suas casas e trabalho para conquistar seus objetivos, além disso, o evento é uma maneira de valorizar a mulher e aumentar sua autoestima”.

A ação contou com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Fundo Social de Solidariedade, além do Departamento de Saúde e Educação.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-03-2020