Pró-leite oferece assistência técnica aos produtores de leite de Buritama

Pecuaristas, trabalhadores rurais e moradores desempregados em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho participam do programa ‘Pro-leite’ em Buritama. A capacitação é uma parceria entre Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Casa da Agricultura. O curso possui 16 módulos, conta com 25 participantes e segue até novembro, com encontros teóricos e práticos.

Com a capacitação, os produtores podem mudar questões comportamentais, gerenciais e a lucratividade na propriedade. O principal benefício do pró-leite é a produção de leite com o menor custo no mercado. Os alunos recebem planilhas disponibilizadas pelo programa para realizar análise de viabilidade econômica e simulações dentro do rebanho.

Segundo o instrutor e Zootecnista, Ademir Pereira Martins Júnior, entre os temas abordados estão o planejamento da propriedade leiteira, área de pastagem irrigada ou não, área de cana de açúcar, renda que produtor pode obter, tamanho do rebanho, manejo reprodutivo, recria de bezerras de leite e alimentação, entre outras pautas.

“Só podemos controlar o custo de produção, estando vulnerável a lei da oferta e da procura, assim sendo o mercado dita o preço do leite. O custo é somente ao produtor em função, principalmente, da alimentação”, enfatizou Júnior ao concluir que as principais dificuldades estão ligadas ao custo de produção alto, qualidade de produto insuficiente e composição de rebanho desequilibrada entre vacas em lactação e recria.

O médico veterinário da Casa da Agricultura, Milson Polisel, disse que a melhoria da qualidade do leite faz com que o produto renda mais mediante aplicação das técnicas aprendidas durante o curso. “O programa tem como intuito ensinar a reduzir o custo da produção sem perder a qualidade do produto, evitando o desperdício e melhorando a renda do agricultor”, explicou.

Mais informações podem ser obtidas pelo contato (18) 3691-1248 ou no endereço rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 11-03-2020