SAAEMB assina convênio de R$ 800 mil para substituição de emissário

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) assinou convênio de R$ 800 mil com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para a substituição de emissário de esgoto sanitário existente.  O local a ser substituído fica no final do loteamento ‘Caminho das Águas’ até o ponto de descarte na lagoa de tratamento municipal. O emissário é um coletor que recebe o esgoto gerado em sua rede urbana e o encaminha a um ponto final de despejo, onde fica a lagoa de tratamento.

O emissário existente é de concreto e está deteriorado devido à ação do tempo. Será feito um emissário em paralelo ao existente por tubos de PVC, com tubulação de 40 centímetros de diâmetros em toda a extensão. Buritama conta com um único emissário para condução de todos os dejetos gerados pela cidade que são encaminhados até a lagoa de tratamento.

Segundo o diretor da autarquia, João Fermino Falleiros, o projeto já foi aprovado. Ele explicou que a próxima etapa é tomada de preços e licitação. Ao iniciar a obra, a previsão de término é de três meses. “Todo o município de Buritama será beneficiado com este investimento”, disse Falleiros ao mencionar que os tubos de PVC são mais resistentes e possuem vida útil de aproximadamente 100 anos.

Conforme Falleiros, por apresentar tubulação em condições precárias de conservação e existir um risco de contaminação ao longo de toda a rede, o Governo do Município e o SAAEMB buscam constantemente recursos para execução de obras de melhorias e adequações a nova realidade do município. “Com isso, por muitos anos, esse emissário não precisará de reparos ou troca de tubulação”, enfatizou o diretor ao salientar que o local já existe a mais de 20 anos.

João argumentou que o investimento é importante para acompanhar o crescimento do município. “A rede existente não comporta mais o volume gerado, necessitando melhorias, o material de concreto em contato com o material do esgoto, que gera um gás altamente corrosivo, provocando a deterioração da tubulação. O PVC consegue ter uma vida útil bem maior por esse motivo. Com a troca, diminui-se esse risco ou mesmo o elimina por mais de 20 anos as antigas administrações não se preocuparam com o saneamento básico”, enfatizou.

De acordo com o Governo do Município, Buritama possui uma situação privilegiada com água e esgoto tratados. Para o Executivo, as pessoas contam com a comodidade de apertar a descarga em sua residência e se livrar dos dejetos. O Governo do Município comentou que para o funcionamento correto é necessário muito trabalho e investimento como é o caso da troca de tubulação do emissário de esgoto.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 17-04-2020